• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Menu Principal

#Justiça: “Se julgamos se é porte ou tráfico, temos que definir a quantidade”, diz Barroso sobre decisões do STF sobre drogas

Fala acontece em meio ao julgamento no Supremo Tribunal Federal sobre a descriminalização do porte de maconha para consumo próprio.

Estagiário 2 por Estagiário 2
12 março 2024 - 13h20
no Cidades, Curiosidades, Menu Principal, Política, Top
0
#Justiça: “Se julgamos se é porte ou tráfico, temos que definir a quantidade”, diz Barroso sobre decisões do STF sobre drogas

Ministro do STF Luís Roberto Barroso | FOTO: Cleber Rodrigues/CNN |

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, disse nesta sexta-feira (08), que apesar de a legalização do porte de drogas ser competência do Congresso, cabe ao STF julgar recursos que tratam sobre o tema, uma vez que a quantidade pode definir a aplicação da lei.

“O Supremo recebe centenas de habeas corpus de pessoas que são presas e de pessoas que não são presas — portanto não vem habeas corpus — em função da quantidade, não há uma clara definição de qual quantidade distingue o porte do tráfico. Evidentemente, se nós temos que julgar se é porte ou se é tráfico, nós temos que definir qual é a quantidade, já que não está na legislação”, diz Barroso.

A fala acontece em meio ao julgamento sobre a descriminalização do porte de maconha para consumo próprio no STF.

Até o momento, o placar no STF está 5 a 3 para descriminalizar o porte só da maconha para consumo próprio. O ministro Dias Toffoli pediu vista (mais tempo para análise). O magistrado pode ficar com o processo por até 90 dias. Ainda não há data para o caso ser retomado.

Na última quarta-feira (06), o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que não pode ser permitido a descriminalização do porte de drogas por uma decisão judicial.

Durante a agenda, no Rio, Barroso afirmou que tem diálogo permanente com o presidente do Congresso para sanar questões sobre o papel dos dois poderes.

“Prender ou soltar faz parte da atividade do Judiciário. E se nós não tivermos um critério dizendo qual é a quantidade que distingue tráfico do porte quem vai tomar essa decisão é o guarda da esquina. E o guarda da esquina muitas vezes trata diferentemente a mesma quantidade se for pega na zona Sul ou se for pega na periferia. De modo que o que nós estamos fazendo tem toda a pertinência com o papel do Judiciário”, concluiu. As informações são do site CNN BRASIL.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Tags: Drogasluis roberto barrosoMaconhaSTF - SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
Post Anterior

#Bahia: Centro de Educação Profissional inaugurado neste sábado garante futuro promissor a jovens de Uauá

Próximo Post

#Política: Governo Lula empurra mudança na meta fiscal para 2º semestre

Próximo Post
#Política: Governo Lula empurra mudança na meta fiscal para 2º semestre

#Política: Governo Lula empurra mudança na meta fiscal para 2º semestre

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.