A prefeitura de Morro do Chapéu, através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agraria (Seagri), promove mais uma atividade do Programa Municipal de Melhoramento Genético nos povoados de Lagoa Nova, Cajazeira, Olhos d’agua e Boca da Mata. A iniciativa visa selecionar e criar animais com características ideais para aprimorar a qualidade e produtividade do rebanho local.
Durante a execução do projeto, uma equipe capacitada realizou o processo de indução hormonal para a realização da IATF – Inseminação Artificial em Tempo Fixo. Nesta etapa, foram protocoladas 15 vacas de 6 produtores das regiões beneficiadas com a ação.
O objetivo do melhoramento genético do gado é selecionar e criar animais com características desejáveis, como maior produção de carne ou leite, resistência a doenças, melhor adaptação ao ambiente, entre outros. Isso é feito por meio da escolha criteriosa dos reprodutores e do uso de técnicas como inseminação artificial e seleção genômica, visando aprimorar a qualidade do rebanho e aumentar a eficiência na produção pecuária.
Sob a gestão de Juliana Araújo (PL), a prefeitura de Morro do Chapéu tem desenvolvido iniciativas voltadas para aumentar a produtividade e a rentabilidade dos produtores rurais do município. Isso inclui a promoção de cursos para o setor agropecuário, a preparação de solos, a requalificação das estradas vicinais e ações emergenciais para o enfrentamento da estiagem.
Jornal da Chapada