O prefeito de Piatã, Marcos Paulo, anunciou o início dos pagamentos do seguro Garantia-Safra, no valor de R$ 1.200, destinado aos agricultores do município, na última sexta-feira (15). O programa, executado por meio de uma parceria entre a prefeitura municipal, e os governos estadual e federal, tem como objetivo proteger a renda dos agricultores familiares e contribuir para a segurança alimentar das comunidades rurais em regiões sujeitas a eventos climáticos extremos, como secas e enchentes.
Ao lado do secretário de Agricultura, Jean Macedo, o prefeito de Piatã comemorou o anúncio dos pagamentos aos agricultores do município. “Estou extremamente contente, pois tenho convicção de que esse valor chega em boa hora para contribuir com a renda dos nossos trabalhadores rurais e garantir o desenvolvimento da nossa agricultura familiar”, salientou o gestor chapadeiro.
O secretário de Agricultura, Jean Macedo, destacou o investimento realizado pelo município para efetivar os pagamentos aos agricultores familiares. “O município entrou com quase R$ 63.000 para efetuar o pagamento de 2 mil agricultores inscritos no programa Garantia-Safra”, enfatizou.
O Programa Garantia-Safra foi criado com o intuito de fornecer uma proteção financeira aos agricultores familiares que vivem em regiões semiáridas do país e que enfrentam perdas significativas de suas lavouras devido à seca ou ao excesso de chuvas. Por meio da iniciativa, esses agricultores recebem um auxílio financeiro em caso de perda de safra superior a 50%, ajudando a garantir a segurança alimentar e a estabilidade econômica dessas famílias.
Jornal da Chapada