Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: TCM notifica prefeita de Ibititá por suspeita de fraude em processo licitatório para contratação de empresa no município

Prefeita de Ibititá, Nilva dos Santos, tem até cinco dias para explicar suposta fraude em processo licitatório | FOTO: Divulgação |

Atolada em escândalos e denúncias de corrupção e nepotismo, a, Prefeitura de Ibititá foi notificada mais uma vez, pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) por suspeita de fraude e direcionamento em um processo licitatório para contratação de empresa para ‘prestação de serviços de apoio operacional’. No último sábado (16), o TCM suspendeu o processo licitatório e deu um prazo de 5 dias para que a prefeita da cidade, Nilva dos Santos (PSD), se pronuncie.

Segundo a denúncia, acatada pelo TCM, a licitação estava sendo realizada com a finalidade direcionada para beneficiar uma empresa, em total desacordo ao disposto na Constituição Federal, nas Leis 10.520/2002, 8.666/93 e no edital, por meio de publicações, momento que nove, dos 11 vereadores que compõem a Câmara de Vereadores de Ibititá, protocolaram requerimento solicitando cópia do Pregão Eletrônico nº 019/2023 no estado que o processo se encontrava, no dia 16 de fevereiro.

No último sábado (16), o TCM interrompeu o processo licitatório e concedeu um período de 5 dias para que a prefeita de Ibititá apresente sua posição.

“Tratando-se de instrumento processual posto à disposição dos interessados quando demonstrada a possibilidade de lesão ao interesse público (em sentido amplo), sendo certo que o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, por sua função jurisdicional, possui, na estreita via de sua competência, poder geral de cautela para a apreciação e deferimento de pedidos desta natureza”, diz a nota do TCM, publicada no Diário Oficial do órgão.

Na última sexta-feira (15), a Câmara Municipal também aprovou a instauração de uma CPI, que vai apurar denúncias referentes às licitações realizadas na cidade, podendo ocasionar no afastamento e cassação dos direitos políticos da prefeita da cidade. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas