Ícone do site Jornal da Chapada

#Política: Leandro de Jesus apresenta projeto que institui obrigatoriedade de exame toxicológico em candidatos de concurso público

Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) | FOTO: Divulgação |

O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) apresentou um projeto de Lei na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) que institui a obrigatoriedade de exames toxicológicos para os candidatos a cargos de concursos e empregos públicos.

De acordo com a proposição do parlamentar, mais de 75% das drogas apreendidas no Nordeste vieram da Bahia, segundo dados da “Operação Narco Brasil”, realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em junho de 2022.

“O ideal é que as pessoas dependentes sejam inabilitadas para o exercício da função pública, em momento prévio à posse. Por isso, o exame toxicológico negativo deveria ser condição para a nomeação dos candidatos aprovados em concurso público, realizado na fase de avaliação médica sobre a aptidão de cada aprovado em assumir as atribuições do cargo, emprego ou função. Servidores e empregados públicos que possuem alguma dependência química podem comprometer a prestação dos serviços públicos à sociedade”, disse o deputado.

A proposta ainda salienta que, em caso de resultado seja positivo, o candidato terá direito à contraprova, nas condições e prazos estabelecidos em edital, “podendo optar, às suas expensas, por instituição de sua preferência, desde que reconhecida pelo Poder Público”. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas