Com o intuito de promover a saúde oftalmológica da população, a prefeitura de Iaçu organizou um ‘mutirão de glaucoma’ no PSF da zona rural do município, realizado na última terça-feira (19).
As consultas tiveram como foco a identificação precoce e monitoramento da doença por meio de exames, com o objetivo de prevenir o avanço do glaucoma ou até danos irreversíveis à visão dos pacientes.
Durante a ação, além dos exames para detecção do glaucoma, os pacientes receberam orientações e educação sobre a doença. Os médicos oftalmologistas abordaram os fatores de risco, medidas preventivas e a importância do tratamento contínuo para preservar a visão dos pacientes.
Em entrevista ao Jornal da Chapada, o prefeito de Iaçu, Nixon Duarte (PSD), destacou a importância da ação. “Esta iniciativa me enche de orgulho, pois reconheço que o zelo pela população deve começar pela sua saúde. Foi gratificante testemunhar a enorme aceitação da comunidade por este projeto fundamental para a saúde ocular de nosso povo”, pontuou o gestor.
Vale ressaltar que o público mais atingido pelo glaucoma inclui pessoas com mais de 40 anos, indivíduos com histórico familiar da doença, pessoas de ascendência africana ou latina, além daqueles que têm pressão intraocular elevada, diabetes ou miopia.
Jornal da Chapada