A prefeitura de Marcionílio Souza está recomendando à população que redobre os cuidados devido à crescente reprodução dos escorpiões nesta época do ano. O objetivo dessa iniciativa é educar e conscientizar a comunidade sobre os riscos associados à presença desses aracnídeos, os quais podem acarretar consequências graves em caso de picadas, como envenenamento e até mesmo óbito.
Através das redes sociais, a prefeitura municipal recomendou algumas medidas para evitar a proliferação dos escorpiões, tais como limpar as caixas de gordura, verificar sapatos, roupas e toalhas antes de usá-los, armazenar adequadamente o lixo, evitar deixar material de construção acumulado e cobrir os ralos para prevenir a entrada desses aracnídeos.
Em caso de picadas, é crucial limpar o local com água e sabão e, em seguida, aplicar uma compressa morna até que se busque atendimento em uma Unidade de Saúde próxima. Em situações mais severas, o paciente pode ser encaminhado para uma unidade de referência, onde será administrado o soro antiescorpiônico.
Em entrevista ao Jornal da Chapada, o prefeito de Marcionílio Souza, Hermínio José Mercês (Avante), conhecido como Corró, enfatizou a importância de que a população tenha um atenção redobrada em relação aos escorpiões. “É fundamental que todos estejamos comprometidos em tomar os devidos cuidados para prevenir as picadas dos escorpiões, pois elas podem ser fatais”, ressaltou o gestor.
Jornal da Chapada