A prefeitura de Marcionílio Souza, em parceria com o Consórcio Chapada Forte e a CAR, promoveu a distribuição de raquetes de palma forrageira aos produtores de leite da zona rural do município. A iniciativa visa fortalecer a cadeia produtiva do leite e gerar benefícios econômicos para os produtores da região.
Os benefícios também abrangem uma alimentação animal de qualidade, diminuição dos custos associados à alimentação, contribuição para a sustentabilidade ambiental devido ao menor consumo de água em comparação com outras forragens, e a diversificação da produção agrícola, o que reduz os riscos relacionados à dependência de uma única cultura.
O prefeito de Marcionílio Souza, Hermínio José Mercês (Avante), conhecido como Corró, resumiu a importância da ação. “Essa iniciativa é fruto do nosso profundo comprometimento em fortalecer vigorosamente as atividades agrícolas e proporcionar uma fonte de renda ainda mais próspera para os produtores de leite da zona rural”, salientou o gestor.
A cultura de palma forrageira, uma espécie de cacto resistente e de fácil cultivo, é uma valiosa fonte de alimento para o gado em regiões áridas e semiáridas. Reconhecida por sua alta produtividade e resistência a condições climáticas adversas, como secas e solos pobres, a palma forrageira proporciona uma alimentação rica em nutrientes essenciais, contribuindo para a saúde e o desempenho dos animais.
Jornal da Chapada