A equipe dos Corujas da Chapada, em colaboração com membros da CONSEFSA, realizou a remoção do óleo resultante do capotamento de um caminhão na BA-052, próximo ao município de Morro do Chapéu. O incidente foi registrado na última terça-feira (26), por volta das 21h30.
Após ser acionada por motoristas que trafegavam pela região, a equipe, composta por bombeiros e brigadistas voluntários, se dirigiu até o local indicado e não poupou esforços até que todo o óleo fosse removido da via. O trabalho só foi finalizado na madrugada da última quarta-feira (27), por volta das 2h.
Em entrevista ao Jornal da Chapada, a vice-presidente da brigada, Emanuela Gualberto, relatou como ocorreu todo o processo de limpeza da via e alertou para os riscos de acidentes relacionados ao óleo nas estradas. “De forma geral, a limpeza foi executada rapidamente. Assim que chegamos, colocamos logo um produto específico ajudar na remoção do óleo”, explicou Emanuella.
“A situação não foi pior porque boa parte do óleo escorreu por uma valeta localizada próximo ao acostamento da via. No entanto, caso não tivéssemos agido de forma rápida e precisa, a presença do óleo poderia causar sérios acidentes no local, colocando em risco a segurança dos motoristas e passageiros escreva correto”, ressaltou Emanuella.
Riscos do óleo nas estradas
A presença do óleo nas estradas reduz significativamente a aderência dos pneus ao asfalto, aumentando o risco de derrapagens e colisões entre veículos. A situação é agravada em períodos de chuvas intensas e neblinas, quando as pistas ficam ainda mais escorregadias e inseguras para os motoristas.
Jornal da Chapada