A prefeitura de Morro do Chapéu, em parceria com o Grace Memorial Hospital, realizará uma triagem para o mutirão de catarata nos dias 8 e 9 de abril, a partir das 8h. Os atendimentos oftalmológicos serão realizados na Central de Marcação, sendo necessária a apresentação de documentos como cópia do RG, CPF e cartão do SUS.
O médico oftalmologista Thiago Araújo será responsável por realizar a avaliação prévia dos pacientes. Durante as triagens, serão realizados exames oculares para determinar a gravidade da catarata em cada pessoa, avaliando a visão e a saúde geral dos olhos. Com base nos resultados desses exames, os pacientes serão selecionados para as cirurgias de catarata, que serão realizadas durante o mutirão.
A prefeita Juliana Araújo (PDT) ressaltou a importância da iniciativa. “Essa é uma das muitas ações que a prefeitura de Morro do Chapéu tem promovido com o intuito de garantir serviços de saúde de qualidade para a população. Espero que nossos munícipes não deixem de aproveitar a oportunidade para cuidar da saúde ocular com atendimento humanizado e gratuito”, frisou a gestora.
A catarata pode afetar pessoas de todas as idades, porém é mais prevalente em idosos a partir de 60 anos devido ao processo natural de envelhecimento. Nesse processo, ocorre a degeneração e agregação das proteínas do cristalino dos olhos, levando à opacificação do cristalino e à formação da catarata.
Os sintomas da catarata variam, mas podem incluir visão embaçada ou turva, dificuldade em enxergar à noite, sensibilidade à luz, visão dupla em um dos olhos e dificuldade em perceber detalhes finos em imagens ou realizar tarefas simples como a leitura. Além disso, algumas pessoas acometidas pela doença podem perceber a necessidade frequente de mudar a prescrição dos óculos.
Jornal da Chapada