Os residentes da Rua Floriano Peixoto, situada no bairro da Serrinha, em Jacobina, estão indignados devido à falta de água que persiste há pelo menos 20 dias na localidade. Em contato com o portal Jacobina Notícias, na última sexta-feira (5), uma moradora relatou as dificuldades enfrentadas pela comunidade local e criticou a inércia da Embasa diante do problema.
“Estamos há quase 20 dias sem água. Quando entramos em contato com a Embasa, eles dizem que liberaram os serviços de abastecimento para cá, mas a água nunca chega”, ressaltou a residente local, expressando revolta devido a falta de soluções concretas para o grave problema enfrentado pela comunidade.
Ainda conforme relatado pela moradora, que preferiu não ter sua identidade revelada, a escassez de água tem ocasionado transtornos consideráveis, impactando atividades básicas do cotidiano, como o preparo de alimentos e a higiene pessoal dos moradores locais.
Vale frisar que a Embasa tem o dever legal de garantir o acesso à água potável para a população conforme estabelecido pela legislação brasileira. Essa obrigação está fundamentada na Lei Federal nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico, garantindo o acesso universal aos serviços de água e esgoto. Jornal da Chapada com informações do portal Jacobina Notícias.