O título está óbvio para quem assistiu o filme! Vamos para mais uma rodada de curtas sobre política e tudo que acontece nos bastidores.
Corrida eleitoral está apenas começando em Itaberaba
Após a filiação de Davi Anjos ao Avante e o anúncio da sua pré-candidatura a prefeito de Itaberaba, o líder maior do grupo, o prefeito Ricardo Mascarenhas, visitou o comércio da cidade, no dia 11 de abril. Durante a visita, Ricardo Mascarenhas, acompanhado de Davi Anjos, de Maria José Novais (Gabinete) Raul Jones (SMTT), Geraldo (Infraestrutura), além do pré-candidato a vereador Evandro Novaes, anunciou a boa nova, ou seja, mais asfalto para o centro da cidade.
Por falar em eleição de Itaberaba…
Tudo leva crer que Evandro Novais, ex-secretário de Infraestrutura está sendo preparado para ser vice na chapa de Davi Anjos. Ora, e os votos de Evandro para vereador? Com certeza será descarregado em João Rodrigues, ex-secretário de Saúde, que também é homem de confiança do prefeito Ricardo e já anunciou sua pré-candidatura a vereador pelo PP. Já pensou? A felicidade será geral!
Falando nos candidatos a vereadores de Itaberaba…
O grupo político do prefeito Ricardo Mascarenhas está cheio de bons nomes. Além dos 12 vereadores com mandatos que vão para a reeleição, quatro ex-secretários, estão de olho em uma vaga no Poder Legislativo Municipal, são eles, Paraná (Comunicação) Evandro Novaes (Infraestrutura), João Rodrigues (Saúde) e Nogma Britto (Educação). Dos três homens em questão, não se tem o que dizer, mas, de Nogma Brito, toda cidade sabe que ela fez um bom trabalho na Secretaria Municipal da Educação. “Bom trabalho não, carregou a pasta nas costas durante os últimos sete anos”, grita uma professora! É, vamos ver como o povo vai responder.
Insistindo em pré-candidatos a vereadores de Itaberaba…
O município é cheio de estórias hilárias de candidatos a vereadores que se iludiram com a fidelidade do povo. Há o caso de Seu Jaime, de Chico do Alto Falante, de Abinel, de Beto tio de Davi. Porém, o que achamos mais engraçado é o de seu Bolivá. O sujeito em questão era um coletor de impostos que se candidatou ao cargo de vereador. O engraçado é que sua esposa, Dona Rubia, maior cabo eleitoral dele, costumava dizer: “Bolivá já está eleito, tem tantos votos, que agora está pedindo votos para os colegas”. Ou decepção, seu Bolivá perdeu a eleição. Confia em gente que tu está morto.
Continuando falando em Eleições 2024…
A oposição, em vários municípios da Chapada Diamantina, não sabe como vai juntar votos, mesmo porque, vivemos em um momento de ‘Boa Safra de Prefeitos’. Arriscamos dizer que o prefeito que perder a reeleição ou não fizer sucessor, vai ser chamado de incompetente. Claro que tem alguns envolvidos em escândalos e corrupção e outros narcisistas, que só vão saber o seu valor depois da abertura das urnas.
E mudando de assunto…
O ministro Alexandre de Moraes parece que dessa vez encontrou um inimigo a sua altura, Elon Musk do X, antigo Twitter. Dizem que o homem além de dinheiro, tem amigos até no Espaço. Se bem que com aquela careca, quem parece um extraterrestre é Moraes. Em quem você aposta??
Sucesso atual
Quem anda fazendo sucesso são as canções compostas pelo cantador e ex-prefeito de Nova Redenção, Ivan Soares. Explicamos! Como suas composições falam da cultura, fauna, flora e belezas naturais da Chapada Diamantina, e estão à disposição dos usuários das plataformas Instagram, YouTube, Spotify e outros, as pessoas têm usado como fundo musical em postagem em datas comemorativas da região. Por exemplo, a música Portal da Chapada foi muito usada nas homenagens ao Aniversário de 147 anos de Itaberaba. E as canções ‘Rios, Cantos e Aguas’ e ‘Chapada Diamantina’ foram usadas para homenagear a Chapada Diamantina no dia 11 de abril, data magna da região.
Falando em Ivan Soares...
Em sua discografia há também muitas canções que falam da figura do vaqueiro, ótimas sugestões para suas postagens durante as Festas de Vaqueiros de região, que começam com a de Milagres ainda neste mês de abril. “Ê vaqueiro…da Pedra que Brilha…”
Já a estória de Chico do Alto Falante…
Reza a lenda, que Chico já estava todo apertado com os gastos da campanha. Um dia, pela manhã, estava ele em pé em frente ao prédio da então Cointex, quando uma mulher o abordou e disse: “Seu Francisco, se o senhor me arranjar um óculos eu lhe dou 12 votos na urna do então Colégio Castro Cincurá”. Chico coçou a cabeça e pensou: “Onde vou arrumar dinheiro para dar os óculos dessa mulher”? E não contou conversa, arrumou o dinheiro e deu os óculos à senhora. Ao abrir as urnas, Chico não teve um voto no Castro Cincurá. Admirado, exclamou, “a mulher me enrolou”! Passada a eleição, Chico encontra a mulher que se dirige a ele e diz: “Viu lá? Quantos votos o senhor teve no Castro Cincurá? Chico disse, vou pegar ela, e respondeu: “Tive 15 votos”. Ela respondeu, está vendo, lhe prometi 12, mas na hora H arrumei mais três.
Na Berlinda
Segundo comentários nos meios políticos, alguns vereadores que entraram pela janela na Câmara de Itaberaba, correm o risco de ficar sem mandatos novamente. Especialistas ouvidos pelo Jornal da Chapada, dizem que os partidos Solidariedade e Podemos não têm candidatos que possam atingir o coeficiente partidário.
Mais politicagem em Itaberaba
Ninguém consegue entender o jogo político de Itaberaba. Os grupos de João Filho e Ricardo Mascarenhas ajudando a dar sobrevida aos partidos de Leonardo e Luiz Oliveira. Tanto um quanto o outro liberaram candidatos a vereadores para preencher os partidos PDT e Podemos. Alguém vai tomar bola nas costas!
Renovação na Câmara de Itaberaba
É dado como certa a renovação de pelo menos 50% dos mandatos dos vereadores na Câmara de Itaberaba. O primeiro motivo é que pelo menos quatro vereadores que entraram pela janela em decisão judicial, não teriam votos suficientes para retornar os mandatos. O outro motivo é que pelo menos dois ou três vereadores não conseguem a reeleição.
Nomes com potencial para vereador
Alguns apostam em novos nomes a exemplo de Nogma Britto, Evandro Novaes, João Rodrigues, Vanderlino Moura e Washington da Feira. Nomes que já tiveram mandatos que podem retornar a exemplo de Dr. Murilo, Cacai, Berimbau, Paraná, Mania e Adaias da Feira.
Política em Iaçu
Parece que a oposição de Iaçu contratou um cidadão para fazer denúncias contra o prefeito Nixon Duarte. O ‘Boca Aberta’, que ofereceu serviços em diversos municípios na região e ninguém aceitou devido à sua baixa credibilidade. Diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és!
Deninha e José Carlos Fernandes são sócios e proprietários do Grupo Jornal da Chapada.
Leia a coluna anterior