O município de Lençóis vai sediar o 1° Festival de Salvaguarda de Literatura de Cordel, uma celebração que contará com concursos, premiações, música, oficinas e outras atividades dedicadas a promover a arte e a literatura nordestina. O evento cultural está agendado para os dias 26 a 28 de abril.
Na próxima sexta-feira (26), o Centro Educacional Renato Pereira Viana (CERPV) será palco de duas oficinas de literatura de cordel, a partir das 14h. A primeira, destinada aos professores, será conduzida pelos oficineiros Ulisses Ângelo e Zeca Pereira. A segunda, voltada para os alunos, será ministrada por Juliana Maciel e Suely Valeriano.
No mesmo dia, a Casa Afrânio Peixoto promoverá uma programação especial com o tema ‘Cordel: Educação e Transmissão de Saberes’. O evento terá início com o credenciamento dos participantes às 17h30, seguido por uma recepção com coffee break às 18h30 e uma Mesa Temática às 19h30.
No próximo sábado (27), na Casa Afrânio Peixoto, o público terá a oportunidade de participar de um Coffee Break às 8h30, seguido por uma Roda de Versos às 9h. Além disso, está programada uma Mesa Temática com o tema ‘Entre Versos e Rimas: Reflexões e Desafios para o Plano de Salvaguarda de Literatura de Cordel’.
No próximo domingo (28), dia de encerramento do evento, o público poderá prestigiar uma Cerimônia de Premiação dos vencedores do Concurso de Feira de Folhetos do Cordel às 9h, seguida por uma feira de Folhetos e apresentação musical a partir das 10h30. Na Galeria Solar, será realizada uma visita guiada às 13h30.
Na Casa do Patrimônio, a Oficina de Xilogravura, sob o comando da oficineira Mestre Laurinha, proporcionará um espaço para o público aprender um pouco mais sobre a técnica de impressão em relevo, a partir das 13h30. Em seguida, às 15h, um Coffee Break marcará o encerramento do festival, proporcionando um momento de confraternização entre os participantes e organizadores.
O Festival de Salvaguarda de Literatura de Cordel é um evento promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com o apoio da Prefeitura de Lençóis. Seu objetivo principal é celebrar a expressão artística e fomentar a cultura nordestina por meio da valorização e difusão da literatura de cordel por meio da troca de experiencia entre participantes, organizadores e artistas.
Jornal da Chapada