• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Menu Principal

#Bahia: Primeiro fórum soteropolitano de Cannabis medicinal será realizado em Salvador

Organizado pelo vereador André Fraga (PV), evento reúne comunidade médica e pacientes para discutir o uso terapêutico dos derivados da cannabis.

Estagiário 2 por Estagiário 2
30 abril 2024 - 16h11
no Cidades, Curiosidades, Menu Principal, Saúde
0
#Bahia: Primeiro fórum soteropolitano de Cannabis medicinal será realizado em Salvador

Avanços científicos da Cannabis Medicinal e a transformação da vida dos pacientes | FOTO: Divulgação |

Um remédio com o potencial de salvar vidas, mas que ainda é caro e alvo de preconceito. É para enfrentar essa realidade em Salvador que a cidade vai receber o I Fórum Soteropolitano de Cannabis Medicinal. O evento vai ocorrer no dia 6 de maio, às 9h, no anfiteatro do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes) da Universidade Federal da Bahia (Ufba). As inscrições gratuitas podem ser feitas no link bit.ly/forumcannabis-ssa.

Com o tema “Avanços científicos da Cannabis Medicinal e a transformação da vida dos pacientes”, o fórum vai ter debates com autoridades da área, como neuropediatria e neurologistas, além de relatos de familiares e pacientes que utilizam a cannabis medicinal para tratar síndromes raras, transtornos neurológicos, dentre outras condições. O evento é organizado pelo vereador André Fraga (PV) com o apoio do Hupes, Associação Para Pesquisa e Desenvolvimento da Cannabis Medicinal no Brasil (Cannab) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A mesa de abertura do evento vai ter a presença de Leandro Stelitano, fundador e presidente da Cannab; José Valber Lima Meneses, superintendente do Hupes; Silvino Gonçalves, paciente do Hupes; além do vereador André Fraga. Ele é o autor da Lei 9.663/2023, que autoriza a distribuição gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de medicamentos à base de Cannabis.

A lei foi sancionada em março do ano passado pelo prefeito Bruno Reis (UB) e, logo após, foi criada uma comissão para elaborar as instruções técnicas referentes à nova legislação, que está em implementação. “O fórum vai ser a oportunidade de médicos, pesquisadores e sociedade civil elaborarem ideias e estreitar as relações que sejam importantes para o tema. Diversos estudos apontam a eficácia da cannabis medicinal no tratamento de várias doenças. Precisamos usá-la a favor de quem precisa e o fórum vai fazer coro à causa”, disse Fraga.

O parlamentar também é autor do Projeto de Indicação (PIN) 246/2023, que pede uma disciplina sobre o sistema endocanabinoide na Faculdade de Medicina da Ufba (FMB-Ufba).

Confira a programação completa do evento:

09h – Abertura
Composição da Mesa de abertura:
André Moreira Fraga – Vereador de Salvador;
Leandro Stelitano – Fundador e presidente da Cannab;
José Valber Lima Meneses – Superintendente do Hupes;
Silvino Gonçalves – Representante dos pacientes do Hupes.

09h40: O sistema endocanabinóide e a interação da planta no corpo
Facilitador: Dr. Antonio de Souza Andrade Filho.

10h15: Estudos de caso sobre a eficiência da Cannabis Medicinal como ferramenta terapêutica
Facilitadores:
Dr. José Tadeu Tramontini Filho;
Dra. Maria Conceição Pinho Rocha;
Dra. Mariane Ventura.

11h20: Relatos reais do impacto do uso da Cannabis para fins medicinais
Relato 1: Denise Andrade | mãe de paciente
Relato 2: Rita Costa | paciente

11h50: Encerramento

Serviço

O quê? I Fórum Soteropolitano de Cannabis Medicinal.

Onde? Anfiteatro do Hupes, localizado na Rua Dr. Augusto Viana, s/n – Canela
Quando? 6 de maio, às 9h.

Inscrições: bit.ly/forumcannabis-ssa

As informações são do site Caderno Baiano.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Tags: cannabissalvadorSaúdeTratamentoUso terapêutico
Post Anterior

#Eleições2024: Pré-candidato a prefeito em Itaberaba, Davi Anjos propõe implementação de nova unidade de pronto atendimento no município

Próximo Post

#Saúde: Após realizar exames de rotina, ex-presidente do Uruguai descobre câncer de esôfago; entenda o quadro clínico de ‘Mujica’

Próximo Post
#Saúde: Após realizar exames de rotina, ex-presidente do Uruguai descobre câncer de esôfago; entenda o quadro clínico de ‘Mujica’

#Saúde: Após realizar exames de rotina, ex-presidente do Uruguai descobre câncer de esôfago; entenda o quadro clínico de 'Mujica'

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.