A cerimônia de posse de Lizandra Cunha Amim como diretora geral da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), realizada no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, foi marcada pela presença de representantes de outras instituições e autoridades políticas. Além disso, houve discursos incisivos sobre a trajetória profissional de Lizandra, destacando seu compromisso com a promoção de uma saúde pública de qualidade no estado. O evento ocorreu na última sexta-feira (3), por volta das 16h.
Ao assumir o cargo, Lizandra, que é a primeira mulher a ocupar o posto de diretora-geral em 15 anos de existência da instituição, compartilhou suas expectativas para essa nova fase profissional e enfatizou a relevância da representatividade feminina em posições de liderança na instituição.
“É uma honra compartilhar com vocês este momento. Assumo hoje a representatividade da mulher na diretoria-geral da FESF. Sou a primeira mulher a assumir esse cargo abrindo precedente para que outras mulheres também possam me suceder. Trata-se de um grande desafio e eu aceitei com plena convicção de que contarei com o apoio de muitas mãos”, declarou Lizandra.
A cerimônia de posse contou com a participação de deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores, representantes de entidades e funcionários da FESF, lotando o auditório. Entre os presentes estavam os deputados federais Jorge Solla e Ivoneide Caetano, além da deputada estadual Fátima Nunes, todos do Partido dos Trabalhadores.
O evento também contou com a presença da Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Elisângela Araújo; do vice-presidente da União de Prefeituras da Bahia e prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro; do presidente Nacional de Fundações Estatais, João Henrique Marques; de Josieldo dos Santos, presidente do Conselho Interfederativo; de Marcos Sampaio, presidente do Conselho Estadual de Saúde; e de Bárbara Vilas Boas, representante dos servidores da FESF.
Na ocasião, a nova diretora da FESF foi parabenizada pela secretária de Saúde do estado, Roberta Santana. “Esta competência é sua. Me orgulha poder, na minha gestão, realizar a posse de uma mulher também na diretoria da FESF. Isso é muito relevante. Um governo onde pastas representativas do governo são lideradas por mulheres e não poderia ser diferente aqui”, frisou.
Jornal das Chapada