Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Curso gratuito capacita brigadistas voluntários de combate a incêndios florestais em Morro do Chapéu; saiba mais

Prefeitura de Morro do Chapéu promove curso gratuito para capacitação de brigadistas voluntários | FOTO: Montagem do JC |

A prefeitura de Morro do Chapéu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente – SEMARH, em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia, promoveu um curso gratuito de capacitação para Brigada Voluntária de Combate a Incêndios Florestais, realizado de 29 de abril a 2 de maio. Durante os encontros, militares do 9º e 11º BBM ministraram aulas teóricas e práticas para prevenção e combate a incêndios florestais.

O curso teve como objetivo principal formar novos combatentes florestais e fornecer treinamento teórico e prático para indivíduos que serão parte de equipes especializadas em prevenir, detectar e combater incêndios em áreas naturais, como florestas, matas e parques do município.

Em entrevista à equipe do Jornal da Chapada, a prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo (PDT), destacou a relevância do curso e o trabalho fundamental dos brigadistas no município. “É difícil expressar em palavras a importância deste projeto de capacitação para esses profissionais, que têm desempenhado um papel crucial na prevenção e combate aos incêndios florestais em nossa cidade. Só tenho a agradecer todo o empenho desses verdadeiros guerreiros”, frisou.

Dia Internacional do Combatente Florestal
No último sábado (4), foi comemorado o Dia Internacional do Combatente Florestal, uma data importante para o reconhecimento desses cidadãos que, voluntariamente, desempenham um trabalho árduo para a contenção de incêndios florestais principalmente em épocas de estiagem prolongada.

A data também é uma oportunidade para destacar a importância da prevenção das queimadas, bem como do controle e combate aos incêndios florestais. Além disso, é um momento para sensibilizar a população sobre os desafios enfrentados por esses profissionais, que, frequentemente, são pouco valorizados, apesar de desempenharem um trabalho indispensável para a sociedade e o meio ambiente.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas