O município de Andaraí foi palco de uma capacitação promovida pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), finalizada na última quarta-feira (27). A iniciativa, realizada pelo Programa Bahia Sem Fogo em parceria com a Bracell, abordou o uso de ferramentas tecnológicas para a criação de mapas destinados ao planejamento, prevenção e monitoramento de incêndios florestais.
Com início na terça-feira (26), o curso teve uma carga horária de 16 horas, distribuídas em etapas teóricas e práticas. A capacitação reuniu brigadistas e bombeiros civis de vários municípios da Chapada Diamantina, incluindo Andaraí, sede do evento, além de representantes de Morro do Chapéu, Livramento de Nossa Senhora, Palmeiras e Itaeté. A formação proporcionou um ambiente de troca de conhecimentos e aprimoramento das técnicas de combate e prevenção de incêndios florestais, fortalecendo a atuação das equipes na região.
“O conteúdo aplicado foi elaborado após escutas realizadas pela equipe do Bahia Sem Fogo, nas atividades de campo, que detectou as principais necessidades dos municípios mais atingidos pelos incêndios florestais. as atividades estão contempladas nas metas estabelecidas no Plano de Ações Preventivas e Preparação para os Incêndios Florestais de 2024. Com essas temáticas, procuramos levar para a população técnicas e práticas mais seguras”, explicou o coordenador de Programas e Projetos da Sema, Pablo Rebelo.
Louise Souza, gerente de Meio Ambiente da Prefeitura de Andaraí e uma das responsáveis pela organização da capacitação, destacou o papel fundamental das parcerias entre o setor público e empresas privadas na realização de treinamentos técnicos voltados para o combate e a prevenção de incêndios florestais.
“Essa iniciativa reflete o compromisso do setor público e privado com os desafios impostos pelas mudanças climáticas e pelos incêndios florestais que assolam, todos os anos, a nossa região. O uso de ferramentas tecnológicas como essas auxilia no planejamento mais ágil e eficaz. Isso é essencial para um planejamento mais eficiente, ao mesmo tempo que transforma o nosso trabalho, tornando-o mais seguro para os brigadistas e para o meio ambiente. Acreditamos que capacitações, como esta, trarão aos municípios um desenvolvimento mais sustentável”, avaliou a gerente.
Josemar de Jesus Santos, supervisor da Brigada de Incêndios Florestais da Bracell e responsável por conduzir a capacitação, detalhou a estrutura das atividades realizadas durante os dois dias do curso. “Estou aqui na cidade de Andaraí, concluindo o curso de uso de tecnologias no combate a incêndios florestais. Ontem tivemos a parte teórica, com toda a contextualização sobre o uso dos equipamentos, especialmente o drone e como utilizá-lo durante as atividades de campo. Hoje estamos na parte prática, onde os alunos irão desenvolver as habilidades aprendidas ontem para operar o drone em seus diversos aspectos”, detalhou o supervisor.
Indira Santana, comandante dos Bombeiros Civis de Morro do Chapéu, destacou que a prioridade dos brigadistas do município é aproveitar ao máximo os conhecimentos sobre tecnologia. “Estamos aqui hoje em Andaraí, e este é um momento muito gratificante, uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos, principalmente nessa área de tecnologia, sobre a qual não tínhamos tanta propriedade. A equipe está empenhada em aprender tudo o que os instrutores têm para ensinar e levar esse conhecimento para o nosso município”.
Dando sequência às ações na Chapada Diamantina, a oficina será realizada nos dias 28 e 29 de novembro, no município de Piatã. O foco permanece na aplicação de ferramentas tecnológicas para o combate e monitoramento de incêndios florestais, seguindo a mesma metodologia adotada em Andaraí, com etapas teóricas e práticas que fortalecem a capacidade técnica dos participantes.
Criado em 2010, o programa Bahia Sem Fogo desempenha um papel essencial na preservação ambiental e na prevenção de incêndios florestais no estado. Coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e integrado a diferentes entidades governamentais, o programa foca na proteção de áreas pertencentes às Unidades de Conservação (UCs), oferecendo infraestrutura, logística e treinamento especializado às equipes envolvidas.
Além de ações de combate direto aos incêndios, o programa investe na prevenção, promovendo cursos de capacitação, formação de brigadistas, e campanhas de conscientização para a população. Em caso de incêndios, o telefone de emergência é 193. Já denúncias sobre queimadas ilegais e crimes ambientais podem ser feitas pelo número 0800 071 1400, pelo e-mail [email protected], ou diretamente nos postos do Inema, localizados na sede ou em suas Unidades Regionais. Jornal da Chapada com informações do portal Rádio Portal Sudoeste.