Com capacidade para atender 23 mil pacientes por mês, o Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB) foi inaugurado, na tarde desta sexta-feira (10), em Teixeira de Freitas, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo governador Jerônimo Rodrigues. A cerimônia, que contou também com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e da ministra da Saúde, Nísia Trindade, marcou o início das operações do maior equipamento de saúde do extremo sul baiano.
A unidade de saúde teve um investimento do Governo do Estado de R$ 200 milhões entre obras, equipamentos e mobiliário, e conta com 216 leitos, sendo 30 de UTI adulto e pediátrica. Dispõe de um avançado centro de bioimagem, equipado com ressonância magnética e tomografia computadorizada, assim como ultrassonografia, mamografia, eletroencefalograma (EEG), eletrocardiograma (ECG), endoscopia e raio-x. Completam a estrutura, sete salas cirúrgicas e instalações para hemodinâmica.
Referência para 21 municípios e mais de 800 mil habitantes, o Hospital possui um perfil assistencial diversificado, oferecendo especialidades que vão desde clínica geral, passando pela pediatria, ortopedia, cardiologia, angiologia, urologia, mastologia, cirurgia torácica, oncologia até a neurocirurgia, suprindo diversas carências da região. A unidade tem o acesso de pacientes 100% referenciado pela Central Estadual de Regulação nas situações de urgência e emergência, bem como pelo SAMU Regional.
Durante a cerimônia, a Bahia aderiu ao Programa Mais Acesso a Especialistas, do Ministério da Saúde, que tem como objetivo tornar o acesso do paciente aos exames especializados e às consultas com menos burocracia. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, também anunciou a implantação de mais três Policlínicas Regionais no estado: em Camaçari, Itapetinga e Remanso, através do PAC Saúde, com investimento previsto de R$ 30 milhões, cada. As informações são de assessoria.