Gabriel Leal, 23 anos, natural de Livramento de Nossa Senhora, Chapada Diamantina, é o inventor do maior drone agrícola de pulverização do mundo. O equipamento revolucionário, com tecnologia inteiramente brasileira, será testado a partir de agosto em uma fazenda de grãos em Mato Grosso. Equipado com um motor híbrido de etanol e baterias, o drone pode pulverizar 40 hectares por hora, com autonomia de voo de até 10 horas.
De acordo com o Valor Econômico e a Revista Meta, o jovem é fundador e CEO da Psyche Aerospace, uma agtech 100% brasileira que desenvolveu o Harpia P-71. Ainda segundo as publicações, o drone possui a capacidade de se reabastecer automaticamente, utilizando outro equipamento chamado Beluga, desenvolvido pela startup do baiano, que não possui formação universitária e é apaixonado pelo setor aeroespacial.
Gabriel desenvolveu o Harpia P-71, um drone capaz de transportar 400 quilos de defensivos agrícolas autonomamente, utilizando Inteligência Artificial e Internet das Coisas. Em simulações, seis desses drones podem cobrir 1.000 hectares em cinco horas, em comparação com vários dias necessários para tratores, aviões ou drones manuais.
Com pré-contratos firmados na região Centro-Oeste e São Paulo, o jovem planeja iniciar operações comerciais até o final do ano, prometendo melhorar significativamente a eficiência no setor agrícola. Jornal da Chapada com informações do portal Vinny Publicidade.