A Secretaria da Educação do Estado (SEC) segue realizando os Encontros Territoriais de Líderes de Classe e Jovens Ouvidores em toda a Bahia. Até o momento, os encontros ocorreram em 24 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A atividade visa promover a troca de experiências sobre políticas públicas para as juventudes e fortalecer a participação estudantil para a construção de uma gestão democrática nas unidades escolares e nos 27 NTEs.
Nesta quarta-feira (31), a atividade acontecerá, simultaneamente, a partir das 8h, em Santo Antônio de Jesus, município pertencente ao NTE 21, no Hotel Pena Branca, e em Jequié, cidade que integra o NTE 22, no Hotel Master. Nos dois locais haverá a participação de mais de 100 estudantes, entre líderes estudantis e jovens ouvidores de escolas estaduais dos municípios que integram os respectivos territórios de identidade. O último encontro foi realizado no dia 24 de julho, no Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Sisal II, localizado na cidade de Araci, com os alunos das escolas pertencentes ao Núcleo Territorial do Sisal (NTE 4).
A coordenadora de Políticas para a Juventude em Processos Educacionais da SEC, Larissa Lima, falou da importância do evento. “O encontro fortalece as políticas públicas de juventudes com a participação ativa e efetiva dos nossos estudantes. Eles têm construído, de maneira coletiva, a compreensão sobre ser jovem e estudante, mapeando os desafios encontrados para a efetivação dos direitos em seus municípios e planejando ações que possam melhorar a realidade dos seus territórios”.
Os encontros territoriais têm como metodologia a realização de uma roda de conversa sobre o histórico das políticas públicas de juventude no Brasil e na Bahia e, na sequência, uma oficina com o tema “Concepções de juventude nas políticas públicas de juventude”. Já no período da tarde, ocorre uma oficina de planejamento com os líderes e jovens ouvidores, na qual elaboram os planos de ação que serão desenvolvidos por eles nos seus respectivos territórios. As informações são de assessoria.