No primeiro semestre de 2024, quinze municípios da Chapada Diamantina se destacaram entre as 150 cidades baianas que não registraram mortes violentas, como homicídios, feminicídios, latrocínios e lesões dolosas seguidas de morte. Essa conquista é resultado das ações de inteligência e repressão qualificada das Forças Estaduais de Segurança, que, entre janeiro e junho de 2024, contribuíram para uma redução de 13% nas mortes violentas em comparação com o mesmo período de 2023.
Na região da Chapada Diamantina, a Polícia Civil não registrou mortes violentas nas seguintes cidades: Abaíra, Bonito, Brotas de Macaúbas, Boninal, Central, Ibiquera, Ibitiara, Ipupiara, Lajedinho, Lapão, Mucugê, Novo Horizonte, Piatã, Rio de Contas e Ruy Barbosa.
Entre os municípios sem ocorrência de homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte, na região Nordeste estão Adustina, Barrocas, Biritinga, Candeal, Cardeal da Silva, Crisópolis, Ichu, Jandaíra, Lamarão, Muniz Ferreira, Nordestina, Pedrão, Retirolândia, Ribeira do Amparo e São Domingos.
A ausência de mortes violentas em vários municípios demonstra a eficácia das ações preventivas e de repressão das forças de segurança, além de evidenciar uma possível melhoria nas condições de segurança e qualidade de vida das populações locais. Jornal da Chapada com informações do portal Vinny Publicidade.