Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Concurso realizado em Mucugê premia os melhores cafés da região chapadeira

A IV edição do Concurso de Qualidade de Café da Chapada Diamantina foi realizada realizada na Fazenda Progresso, em Mucugê | FOTO: Reprodução |

A IV edição do Concurso de Qualidade de Café da Chapada Diamantina, realizada em 13 de setembro na Fazenda Progresso, em Mucugê, premiou os melhores cafés da região. O evento reuniu produtores de diversas cidades da Chapada e foi dividido em duas categorias: Natural e Despolpado, ressaltando a excelência e a diversidade dos grãos cultivados localmente.

Na categoria Natural, o título de vencedor foi para Cesar Alcântara, do Sítio Boa Vista, em Ibicoara, que conquistou 85,4 pontos. Cesar, que participa de diversas capacitações do Sebrae em parceria com a prefeitura local, destacou-se pela qualidade do seu café. Em segundo lugar, Yolanda Marques, do Sítio Barro Vermelho, em Rio de Contas, obteve 83,8 pontos, enquanto Glayco Rege Ferreira, do Sítio Café do João, ficou em terceiro com 83,85 pontos. O evento, que contou com o apoio do Sebrae, foi marcado pela alta qualidade dos grãos apresentados.

Na categoria Despolpado, o primeiro lugar foi conquistado por Aldaí Rocha, do Sítio Capão do Correria, em Mucugê, com 87,65 pontos. Eunice da Silva Barbosa garantiu o segundo e o terceiro lugar com duas amostras, pontuando 84,88 e 84,06, respectivamente, reafirmando a excelência da produção de café na região.

O concurso reuniu produtores de várias cidades da Chapada | FOTO: Reprodução |

O produtor de cafés especiais, Aldaí Rocha, ressaltou a relevância do concurso e elogiou o Sebrae por fornecer recursos essenciais que contribuem para o seu desenvolvimento profissional. “Esse prêmio, para mim, é uma honra, só tenho a agradecer a organização do evento, aos parceiros, ao Senar e ao Sebrae que estão sempre junto com a gente. As capacitações que eles fazem é um degrau para chegarmos onde cheguei hoje, com muita luta, com muita dedicação e amor ao que eu faço e pude ser reconhecido nesse concurso. É um momento muito gratificante que representa todo o ano de trabalho, horas sem dormir e a gente acaba ficando fora do chão”, afirmou o produtor.

Para a cafeicultora Eunice Barbosa, o concurso representa um incentivo significativo, e ver seu café entre os melhores a motiva a buscar novas oportunidades no mercado. “Minha palavra é gratidão pelo resultado, porque eu sei que é resultado de muito esforço. Quero agradecer também aos parceiros que tem me ajudado a conhecer melhor meu produto, como o Sebrae, ao Senar, a Cooperativa Coopirc, e a Prefeitura de Ibicoara, que têm me ajudado a buscar conhecimento”, destacou.

Segundo Amanda Teixeira, gestora do projeto de Cafés Especiais do Sebrae em Irecê, o sucesso dos produtores é resultado de uma parceria sólida e comprometida entre o Sebrae e os cafeicultores da Chapada Diamantina. “Ficamos muito felizes em ver nossos clientes sendo reconhecidos pelo trabalho que desenvolvem. O Sebrae está atendendo alguns desses vencedores com consultoria de qualidade do café, colheita e pós-colheita, exatamente para melhorar essa qualidade e agregar valor ao seu produto e tem dado muito certo”, comemorou a gestora. Jornal da Chapada com informações do portal Agência Sebrae.

Sair da versão mobile