Visando a preservação do conjunto arquitetônico e paisagístico de Mucugê, o Ministério Público do Estado da Bahia, através do promotor de Justiça Alan Cedraz, sugeriu ao município uma série de medidas a serem adotadas durante o Festival de Forró da Chapada. O evento, que promete atrair um grande número de turistas para a cidade, está programado para os dias 10 a 13 de outubro.
Conforme destacou o promotor de Justiça, a medida visa evitar eventuais danos ao patrimônio cultural da cidade, que podem surgir em decorrência das festividades realizadas no núcleo histórico. A proposta busca assegurar que o Festival de Forró da Chapada ocorra de maneira que respeite e preserve a rica herança cultural de Mucugê, garantindo que as celebrações não comprometam a integridade do importante legado arquitetônico da região.
No documento, o Ministério Público recomendou à administração municipal que assegure a instalação de barracas, palcos e outros equipamentos a uma distância segura dos bens tombados. O Município também deve realizar a fiscalização das instalações elétricas e do uso de materiais inflamáveis, além de obter a aprovação do Corpo de Bombeiros para os locais das festividades. Adicionalmente, é necessário controlar a emissão de ruídos, mantendo os níveis dentro dos limites estabelecidos pela legislação; proibir a venda de bebidas em garrafas de vidro; e garantir a instalação de banheiros químicos em locais apropriados e afastados das fachadas dos imóveis protegidos.
O Município também deve instruir sua Guarda Civil a desempenhar um papel ativo na proteção do patrimônio cultural, garantindo uma presença visível durante o evento. “As condutas e atividades consideradas lesivas ao patrimônio cultural brasileiro sujeitam os infratores a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados”, destacou o promotor de Justiça Alan Cedraz.
Festival de Forró da Chapada
Na sua 6ª edição, o Festival de Forró da Chapada se consolida como um dos eventos mais esperados da Chapada Diamantina, com a missão de celebrar e divulgar a cultura do forró. Este ano, o festival contará com a participação de renomados artistas do gênero, como Quinteto Sanfônico do Brasil, Gel Barbosa, Marquinhos Café, Sebastian Silva, Rennan Mendes, Nádia Maia, Léo Estakazero, Chambinho do Acordeon e Trio Dona Zefa. Jornal da Chapada com informações do portal Vinny publicidade.