Um caminhão-baú, utilizado para os mutirões quinzenais de coleta seletiva de resíduos recicláveis na comunidade do Vale do Capão, em Palmeiras, foi roubado na madrugada desta quinta-feira (17). O veículo, que faz parte do projeto Recicla Capão, foi levado do local onde estava estacionado, no bairro Portal das Flores, também conhecido como Portal de Wilson, no distrito.
O veículo, que foi doado à comunidade para facilitar ações de locais, estava programado para ser utilizado nesta quinta-feira em um mutirão de coleta, mas a atividade precisou ser cancelada devido ao roubo.
De valor inestimável para o projeto, que existe há mais de sete anos, o veículo realiza a coleta de materiais recicláveis no Vale do Capão, retirando anualmente toneladas de resíduos da natureza e dos lixões, contribuindo assim para a preservação ambiental na Chapada Diamantina.
“Quando fomos ver o carro agora de manhã, não estava mais lá no estacionamento. Peço que quem levou, devolva, que esse carro foi doado para o Recicla Capão para realizarmos nosso trabalho de reciclagem”, solicitou Jucirene Nascimento, idealizadora do projeto.
O projeto Recicla Capão estabelece colaborações com associações de moradores e comércios locais para realizar coletas regulares de materiais recicláveis. Além disso, o projeto também disponibiliza um ponto de entrega, localizado no coreto da vila do Capão, onde os moradores podem trazer seus recicláveis a cada quinze dias, contribuindo assim para a promoção da sustentabilidade na comunidade.
Jornal da Chapada