O Conselho Municipal Espirita de Itaberaba (CMEI), presidido por Christian de Assis, promoveu um Encontro Ecumênico para celebrar o Dia Municipal do Espiritismo em Itaberaba na noite do último sábado (19). O evento aconteceu às 19h, na Câmara Municipal de Vereadores e teve como tema a Paz entre os homens.
O ato foi conduzido pela mestra de cerimonia Josete Sampaio (Macajuba) e a mesa de abertura foi composta por doutor Flávio Sampaio, representante da Loja Maçônica (Deus, Justiça e Fraternidade) Fabrício Costa, representante da Casa de Orações Antônio de Paula (COAP) da cidade de Utinga, Tenente Coronel Haroldo Pires dos Santos, representante do Comando Regional de Policiamento da Chapada Diamantina (CPR/Chapada) e pela Editora do Jornal da Chapada (JC) Deninha Fernandes.
Palestrante
Paulo de Tarso Araújo Souza, representante da Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB), conduziu uma palestra inspiradora sobre a promoção da paz, destacando os conflitos mundiais e a importância do autoconhecimento. Ele também enfatizou como a educação, a cultura, a compreensão e a resiliência são essenciais para cultivar a paz entre os seres humanos. Como Coordenador do Sistema de Comunicação Social Espírita e do Corpo de Palestrantes Federativos, trouxe uma abordagem reflexiva e enriquecedora ao tema.
O evento também contou com a participação de diversas instituições espíritas da região. O Grupo Espírita Luz, Vida e Amor foi representado por Rosa Hayne, o Centro Espírita Luz e Amor por Thais Monteiro, e o Centro Espírita Jesus de Nazaré pelo capitão da Polícia Militar, Marcos Índio. Além disso, Rosangela Nunes representou o Conselho Municipal Espírita de Itaberaba e Christian de Assis o Conselho Regional 09.
Dia Municipal do Espiritismo em Itaberaba
O Dia Municipal do Espiritismo em Itaberaba, foi instituído pela Lei 1. 711, de 20 de setembro de 2022, de autoria do Conselho Municipal, apresentada pelo Vereador Luciano Sampaio, e, aprovada a unanimidade. Criando o Dia de 19 de setembro como Dia Municipal do Espiritismo em Itaberaba.
Para quem não sabe, o Espiritismo é o conjunto de princípios e Leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. Neste contexto, independentemente de crença ou convicção religiosa, o Espiritismo dá uma interpretação da vida, respondendo questões como o problema do ser, do destino e da dor, assuntos de interesse geral e de grande utilidade pública.
O Conselho Municipal Espírita de Itaberaba tem como presidente Christian de Assis, e é composto pelo Centro Espírita Jesus de Nazaré, Centro Espírita Amor e Luz e o Grupo Espírita Luz Vida e Amor. “Precisamos quebrar os tabus destruir paredes, combatendo a intolerância, o preconceito e a indiferença. Lembrando que o movimento você e a paz, idealizado pelo médium e conferencista Divaldo Pereira Franco, tem como ideal uma vivencia pacífica entre as pessoas. Com sua primeira edição realizada em 1998 em Salvador e hoje o movimento ocorre em mais de 75 cidades”. Declara Christian de Assis.
Vale informar, que o mês de outubro foi escolhido porque é o mês do nascimento (03 de outubro) de Allan Kardec, difusor mundial da Doutrina, religiosa, filosófica e cientifica. Em várias cidades do Brasil, que conseguiram a aprovação da Lei, também acontecem esta homenagem.
Durante todo evento, a cantora Eliza Maria (Salvador) interpretou várias músicas promovendo um clima lúdico e harmonioso com sua bela voz. No final do evento houve sorteios de livros entre os convidados.
Jornal da Chapada