A sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB) de Iaçu foi o local escolhido para a primeira etapa da mobilização voltada à construção do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O evento, realizado nesta sexta-feira (8), reuniu membros dos Comitês Executivo e de Coordenação, além de moradores da cidade.
Durante a manhã, o encontro abordou a definição do Regimento Interno do Comitê de Coordenação, além de discutir as ações para promover a mobilização social, a participação ativa da população e as estratégias de comunicação. À tarde, foi realizado um evento aberto, com o intuito de sensibilizar os moradores sobre a relevância de sua participação na criação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).
Com o apoio do corpo técnico da UNIVASF e do Ministério das Cidades, o plano está sendo desenvolvido de forma participativa por meio do programa Plansanear. O objetivo é implementar e gerenciar os serviços de saneamento no município, abordando áreas como abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana. Além disso, o plano visa definir estratégias para garantir a universalização e a melhoria desses serviços, com foco na saúde pública, na preservação ambiental e na qualidade de vida da população.
Iaçu foi um dos 10 municípios da Bahia selecionados no edital do Ministério das Cidades, alcançando o 7º lugar. O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura de Iaçu, por meio da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.
Jornal da Chapada