O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Lençóis comemorou o encerramento de suas atividades com o 2° Batizado dos Alunos das Oficinas de Capoeira, realizadas ao longo do ano nas comunidades de Tanquinho e Povoado São José. O evento contou com a presença de mestres, professores e graduados do Grupo de Capoeira Corda Bamba, que celebraram o aprendizado e a evolução dos participantes.
Durante o evento, cerca de 50 alunos foram homenageados com a entrega de cordões, marcando sua primeira graduação na capoeira. Além disso, a celebração contou com uma apresentação especial do grupo de capoeira de Andaraí, que se uniu aos participantes do SCFV para proporcionar um momento de intercâmbio cultural.
O evento, que visa fortalecer a cultura local e valorizar as tradições, marca o segundo batizado realizado por meio das oficinas de capoeira oferecidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS. Esta iniciativa tem se consolidado como um importante instrumento de preservação cultural no município, proporcionando aos alunos a oportunidade de não apenas aprender a arte da capoeira, mas também de vivenciar seus valores de respeito, disciplina e coletividade.
Capoeira e cultura
A capoeira está intrinsecamente ligada à cultura brasileira, pois reflete a resistência e a preservação das raízes afro-brasileiras. Além de ser uma poderosa expressão de identidade, a capoeira transmite valores essenciais como respeito e disciplina, funcionando também como uma ferramenta de inclusão social e educação.
Jornal da Chapada