A Caravana de Educação em Direitos dos Povos de Terreiro será realizada em Lençóis nos dias 29 e 30 de novembro, no Espaço Grãos de Luz e Griô, na Rua Nossa Sra. da Vitória. O evento tem como objetivo discutir ações afirmativas contra a intolerância religiosa e o racismo, promovendo o fortalecimento dos direitos dos povos de terreiro.
Durante o evento, serão discutidas estratégias para garantir a proteção dos direitos dos terreiros da Chapada Diamantina, além de destacar a importância da educação no combate à discriminação religiosa. A ideia é reforçar o compromisso com a igualdade e o reconhecimento das práticas espirituais e culturais afro-brasileiras, muitas vezes marginalizadas.
Além disso, o evento será um espaço para o diálogo sobre políticas públicas que possam garantir a inclusão e o fortalecimento das religiões de matriz africana, promovendo ações afirmativas que combatam o preconceito e a violência religiosa.
A participação de representantes de diversas organizações e movimentos sociais contribuirá para o avanço da luta contra o racismo religioso, propondo soluções coletivas para garantir a dignidade e o direito à liberdade de crença para todos.
A Caravana de Educação em Direitos dos Povos de Terreiro é uma iniciativa da SEPROMI-BA e da Defensoria Pública, com o apoio da Prefeitura de Lençóis, do Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô e do Campus Avançado da Chapada Diamantina da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
Jornal da Chapada