A Operação Florestal 2024 segue com ações intensas do Corpo de Bombeiros Militar no combate aos incêndios florestais em Lençóis, na Chapada Diamantina. Na manhã desta segunda-feira (23), as equipes em solo, com o apoio de um avião modelo Air Tractor, intensificaram os esforços para controlar o avanço das chamas na região.
Nas áreas de difícil acesso, o avião modelo Air Tractor desempenhou um papel crucial ao realizar o lançamento de água, uma estratégia fundamental para combater as chamas em locais onde as equipes de solo enfrentam maiores dificuldades. Com a capacidade de atingir pontos remotos e de difícil alcance, a aeronave auxiliou na contenção do fogo, proporcionando um apoio vital para as operações em andamento.
Desde o último sábado (21), 23 bombeiros estão dedicados às ações de combate aos incêndios florestais em Lençóis, com o apoio de equipes especializadas em prevenção e controle de incêndios. Essas equipes continuam operando nas bases avançadas de Lençóis, Eunápolis, Teixeira de Freitas e Porto Seguro, trabalhando de forma coordenada para conter as chamas e minimizar os danos à vegetação e às comunidades.
Atualmente, cerca de 53 bombeiros estão envolvidos diretamente nas atividades nas bases florestais, sendo apoiados por 13 viaturas que auxiliam nas operações. O esforço conjunto visa intensificar a atuação em áreas de difícil acesso e garantir o controle total dos incêndios, utilizando recursos e estratégias para proteger a região da Chapada Diamantina.
Desde o início da operação, foram combatidos 996 incêndios florestais, e realizadas 1.909 orientações preventivas, reforçando a importância da conscientização e da prevenção em relação ao risco de queimadas. Além disso, a operação prestou atendimento a 105 municípios, envolvendo um esforço conjunto de equipes especializadas, autoridades locais e a população. Jornal da Chapada com informações do portal Correio.