A programação religiosa da Festa do Senhor dos Passos, em Lençóis, começou na última quinta-feira (23) com a tradicional lavagem das escadarias do Santuário do Nosso Senhor do Bonfim. O evento reuniu fiéis em um momento de fé e celebração, marcando o início das festividades.
O evento religioso foi marcado pela celebração em homenagem ao padroeiro dos garimpeiros, reunindo fiéis de toda a região. A festividade atraiu a presença de baianas, turistas, moradores locais e grupos culturais, que contribuíram para o clima de alegria e espiritualidade.
As ruas do município ficaram tomadas por uma multidão que acompanhava as celebrações, reforçando a importância histórica e cultural da Festa do Senhor dos Passos para a comunidade de Lençóis. Além do caráter religioso, o evento também promoveu a valorização das tradições locais, unindo diferentes gerações em um cenário de cultura e fé.
“Ontem demos início a mais um capítulo da nossa história e tradição com a lavagem das escadarias da Igreja do Senhor Bom Jesus dos Passos. Esse momento especial marca a abertura dos festejos em homenagem ao nosso padroeiro, protetor dos garimpeiros de Lençóis”, ressaltou a prefeita Vanessa Senna (PSD).
“A Festa do Senhor dos Passos além de ser uma celebração religiosa, ela é o símbolo da nossa identidade, da força da nossa cultura e da união entre moradores e visitantes. Uma tradição centenária que é patrimônio imaterial da Bahia e está em processo de Tombamento pelo IPHAN como patrimônio imaterial do Brasil”, completou.
A festa também trouxe um toque especial de entretenimento com a apresentação da banda Rezenha 10, que encantou o público com uma performance cheia de energia. O grupo embalou os presentes ao som dos grandes sucessos do pagode romântico, criando um ambiente de descontração e celebração.
Programação religiosa
Nesta sexta-feira (24), será realizada a Noite das Crianças, com o subtema “Ser peregrino é estar a caminho de um mundo mais justo e solidário”, presidida pelo Frei Idário, promovendo momentos de reflexão e integração para os pequenos.
No dia 25 (sábado), a programação trará a Noite da Juventude, com o subtema “Servir com amor e caridade para transformar o mundo com nossa fé e ações”, presidida pelo Padre Vagne Gama. No dia 26 (domingo), será a vez da Noite dos Casais, que abordará o subtema “Ser peregrino é estar a caminho de um mundo mais justo e solidário”, conduzida pelo Frei Idário.
Na segunda-feira (27), a programação contará com a Noite dos Três Poderes, com o subtema “O Senhor dos Passos é o exemplo perfeito da esperança viva”, presidida pelo Padre Jota Alas. Na terça-feira (28), será realizada a Noite dos Funcionários Públicos e Particulares, com o subtema “Com a intensidade de nossa oração, somos motivados a continuar nossa peregrinação rumo ao Reino de Deus”, conduzida pelo Padre Claudio.
Na quarta-feira (29), será a vez da Noite da Lyra, dos Aposentados, Pensionistas e do Apostolado da Oração, que terá como subtema “A palavra de Deus nos orienta na nossa peregrinação e missão de cada dia”, sob a presidência do Padre Flávio Porto. Na quinta-feira (30), a programação continua com a Noite dos Comerciantes, trazendo o subtema “A Eucaristia nos alimenta e fortalece espiritualmente em nossa peregrinação da esperança”, presidida pelo Padre Luiz Martins.
Na sexta-feira (31), a programação destaca a Noite dos Artistas, com o subtema “Neste ano jubilar, somos convidados à reconciliação e ao espírito de crescimento em comunidade”, presidida pelos Padres Jackson e Dailson. No sábado, dia 1º de fevereiro, será realizada a Noite dos Garimpeiros, com o subtema “Vivendo o ano jubilar, pedimos ao Senhor dos Passos que nos acolha como peregrinos da esperança”, presidida por Dom Antônio Ederaldo.
No domingo (2), encerrando a celebração, será o Dia da Festa, com a Missa Solene às 10h, presidida por Dom Sergio da Rocha, Cardeal Primaz do Brasil. Às 14h, acontecerá a tradicional procissão, seguida da bênção do Santíssimo Sacramento, coroando o evento com momentos de fé e devoção.
Jornal da Chapada