A Prefeitura de Itaetê, por meio da SEMATUC, realizou neste domingo (2) a 1ª Festa das Águas, em homenagem a Yemanjá, rainha das águas e mãe dos Orixás. O evento, marcado por manifestações de fé, contou com a presença de religiosos e representantes de terreiros, celebrando a cultura e a espiritualidade representada pela divindade da religião iorubá.
Estiveram presentes representantes de diversos terreiros, como o Terreiro de Guerreiros, com a Yalorixá Tia Ninha, o Terreiro de Ogum, representado pelo Babalorixá Dim de Ogum, e o Terreiro de Nanã, com Maria de Fátima. Cada um desses terreiros teve a oportunidade de oferecer seus presentes em um momento de grande significado espiritual, fortalecendo a união entre as diferentes tradições.
Durante a celebração, as manifestações de fé foram expressas por meio de oferendas, com pedidos de paz, saúde e prosperidade para a comunidade. Cada terreiro trouxe seus presentes, em uma demonstração de respeito às crenças locais e ao culto a Yemanjá.
“Este evento carrega um simbolismo poderoso, não apenas para os adeptos das religiões de matriz africana, mas também para os católicos, devido ao sincretismo religioso. É uma grande alegria ver nosso município mantendo viva essa tradição de respeito, amor e fé”, destacou o prefeito de Itaetê, Zenildo Matos (PSB) em contato com a equipe do Jornal da Chapada.
Jornal da Chapada