A Unidade de Saúde da Família (USF) Zona Rural, em Ibiquera, realizou uma importante ação com a realização de uma Sala de Espera voltada para o tema “A importância da conscientização da Saúde Mental e Combate à Hanseníase”. O evento, que contou com a participação de pessoas de diversas faixas etárias, ofereceu um espaço aberto para discussões sobre o tema e proporcionou esclarecimentos importantes às dúvidas dos participantes.
Durante o encontro, profissionais da saúde abordaram os principais sintomas da hanseníase, como manchas na pele, perda ou alteração de sensibilidade ao tato e diminuição da força muscular. Além disso, foram discutidos os métodos de prevenção da hanseníase, a importância do diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento, com foco na conscientização da comunidade sobre a necessidade de procurar atendimento médico assim que surgirem os primeiros sinais da doença.
A conscientização sobre a saúde mental também foi um dos principais focos da discussão, abordando a importância de reduzir o estigma em torno dos transtornos psicológicos. A conversa enfatizou a necessidade de promover a saúde mental como um aspecto essencial do bem-estar, encorajando a comunidade a buscar apoio e adotar práticas que favoreçam o equilíbrio emocional e psicológico.
Jornal da Chapada