O Encontro de Filarmônicas reunirá seis grupos musicais de diferentes regiões da Chapada Diamantina para celebrar os 60 anos da Filarmônica Santa Cecília, de Palmeiras, no dia 16 de fevereiro. A programação contará com diversas apresentações, destacando a riqueza musical e cultural da região.
O evento, que será gratuito, proporcionará ao público uma experiência musical única e será realizado no município de Palmeiras, conhecido no turismo por suas paisagens icônicas, como o Morro do Pai Inácio, a Cachoeira da Fumaça e o Vale do Capão.
O evento contará com a participação de filarmônicas de Lençóis, Canarana, Mucugê, Lapão, Morro do Chapéu e Mulungu do Morro. De acordo com o roteiro divulgado pela comissão organizadora, os cortejos terão início às 17 horas, com cada grupo partindo de um ponto da cidade de Palmeiras. Em seguida, todos seguirão em direção à Praça Doutor José Gonçalves, onde se reunirão para a culminância da celebração, prevista para as 18 horas.
A programação incluirá apresentações musicais, homenagens e discursos em reconhecimento aos 60 anos da Filarmônica Santa Cecília. O evento será uma oportunidade para destacar a trajetória do grupo e a importância das filarmônicas na preservação da cultura musical da região.
Programação
A Filarmônica 1 partirá do Posto Palmeiras, passando pela Rua 13 de Maio, Rua Doutor José Marcelino e Rua Conselheiro Luís Viana, até chegar à praça. Já a Filarmônica 2 sairá da Igreja de Santo Antônio, seguindo pela Rua Francisco Pina de Souza, Rua Nicanor Antônio Pereira e Rua Doutor José Marcelino antes de alcançar o destino final.
A Filarmônica 3 iniciará seu cortejo na Praça Rita de Cássia, próximo ao cemitério, percorrendo a Rua Benjamin Constant, Rua Coronel Dreger, Rua Coronel Antônio Afonso e Travessa Capitão Lessa até a Praça Doutor José Gonçalves. Também partindo da Praça Rita de Cássia, a Filarmônica 4 seguirá pela Rua 15 de Janeiro, Praça Juraci Magalhães, Rua Coronel Dreger e Rua Coronel Antônio Afonso antes de se juntar às demais na praça central.
A Filarmônica 5 começará seu trajeto na Rua Mandacaru, passando pela Rua Cândido Brasileiro Leão, Rua Barão de Rio Branco e Rua Rui Barbosa antes de chegar ao ponto de encontro. Por fim, a Filarmônica 6 sairá da Rua Nelson Souza, onde fica a sede da Filarmônica Santa Cecília, seguindo pela Rua Josué Viana, Rua Carlos Torres e Rua Rui Barbosa, encerrando o cortejo na Praça Doutor José Gonçalves.
Filarmônica Santa Cecília
Fundada em 1965, a Filarmônica Santa Cecília celebra seis décadas de história em 2025. Conhecida carinhosamente como “bandinha” pelos moradores, teve origem em um projeto infantil da Igreja Católica e, ao longo dos anos, ampliou seu alcance, reunindo músicos de diferentes idades e crenças.
A iniciativa foi idealizada pela professora Nilce Xavier e acolhida por Manoel Vieira, o Mestre Filhinho, que ensinou os primeiros alunos. Com sua morte, o professor Queiroz assumiu a regência até 2019, quando faleceu. Atualmente, a filarmônica é conduzida pelo maestro Márcio Souza, que segue formando novas gerações de músicos. A estrutura administrativa da Santa Cecília conta com Joilson Santos como presidente, Márcio Souza na direção administrativa e Talisson Neiva como diretor financeiro.
Jornal da Chapada