Os agentes comunitários de Ibiquera intensificaram as ações de combate à dengue nos dias 6 e 7 de fevereiro, percorrendo todo o município com o apoio de carro de som e panfletagem. A iniciativa tem como objetivo orientar a população sobre como eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti e prevenir a propagação da doença.
Durante a ação, os agentes comunitários orientaram a população sobre medidas simples, mas eficazes, para o combate à dengue. Dentre as principais recomendações, destacaram a importância de manter caixas d’água sempre bem tampadas, evitando assim que o mosquito Aedes Aegypti encontre um local propício para se reproduzir.
Os agentes também alertaram sobre a necessidade de eliminar qualquer foco de água parada em objetos como vasos de plantas, pneus e garrafas, que são ambientes ideais para o desenvolvimento das larvas. Além disso, enfatizaram a importância da limpeza regular de calhas e ralos, que frequentemente acumulam água e podem se tornar focos de proliferação do mosquito.
Mosquito transmissor da dengue
O Aedes aegypti é o mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Ele transmite esses vírus quando pica uma pessoa infectada e depois uma saudável, causando surtos em diversas regiões. O mosquito é facilmente reconhecido pelas marcas brancas nas patas e uma linha em forma de lira no tórax.
A dengue causa febre alta, dores no corpo e erupções cutâneas, enquanto a zika pode provocar microcefalia em bebês de mães infectadas. A chikungunya é marcada por dores nas articulações que podem durar semanas.
Jornal da Chapada