Ícone do site Jornal da Chapada

#Política: Lula fala sobre denúncia da PGR e diz que Bolsonaro e demais acusados têm o direito à presunção de inocência

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva | FOTO: Valter Campanato/Agência Brasil |

Durante uma coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, concedida ao lado do primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, o presidente Lula (PT) disse que, enquanto estiver à frente do governo, todos terão o direito a presunção de inocência, inclusive o ex-presidente Jair Bolsonaro.

No evento com o primeiro-ministro português, nesta quarta-feira (19), Lula falou pela primeira vez sobre a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República que implica acusa Bolsonaro e outras 33 pessoas de crimes como organização criminosa, abolição violenta do estado democrático de direito e tentativa de golpe de estado.

A declaração foi dada na parte aberta do encontro, quando foram assinados atos de cooperação bilateral entre os dois países. Segundo Lula, se ficar provado que Jair Bolsonaro e os demais denunciados não tentaram dar um golpe, eles estarão livres.

A decisão de ontem é uma decisão da PGR. Ele [procurador-geral da República, Paulo Gonet] indiciou as pessoas. Eu não vou comentar um processo que está na Justiça. A única coisa que eu posso dizer é que nesse país, no tempo em que eu governo, todas as pessoas têm direito a presunção de inocência. Se eles provarem que não tentaram dar golpe e que não tentaram matar o presidente, eles ficarão livres e serão cidadãos que poderão transitar pelo Brasil inteiro”, afirmou o presidente.

Lula complementou sua colocação lembrando que agora a denúncia será decidida pelos ministros do Supremo Tribunal Federal, e que os acusados terão todo o direito de se defender.

“Se na hora que o juiz for julgar, chegar à conclusão que eles são culpados, eles terão que pagar pelo que cometeram. Portanto, é apenas um indiciamento. Não posso comentar a decisão da PGR mais que isso”, concluiu o presidente. As informações são do site Bahia Notícias.

Sair da versão mobile