A desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu 53%, conforme pesquisa AtlasIntel divulgada nesta sexta-feira (07/03). Trata-se do maior nível registrado desde o início de seu mandato.
O índice representa um aumento de 1,6 ponto percentual em relação a janeiro, enquanto a aprovação permaneceu estável em 45,7%. A avaliação do governo também apresentou piora significativa, com as avaliações negativas subindo 4 pontos percentuais, alcançando 51%. As avaliações positivas somam 38%, sendo que parte daqueles que consideravam o governo “regular” passou a avaliar a gestão como negativa.
Tudo ruim!
O levantamento revela também que todas as áreas do governo Lula, sem exceção, possuem avaliações majoritariamente negativas. A preocupação com a economia e o aumento da inflação se consolidou como o terceiro principal problema para os brasileiros, atingindo 35% — um crescimento de 6 pontos percentuais em relação a janeiro.
A imagem pessoal do presidente também segue comprometida, com a rejeição subindo de 51% para 53%. Já a imagem positiva de Lula registrou um crescimento de 4 pontos percentuais, chegando a 46%.
Em contrapartida, a imagem do principal adversário de Lula, o ex-presidente Jair Bolsonaro, teve uma melhora significativa, mesmo diante das denúncias feitas pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A rejeição a Bolsonaro caiu 6 pontos percentuais, atingindo 51%, enquanto sua imagem positiva subiu 8 pontos percentuais, alcançando 46%. As informações são do site Informe Baiano.