O Edital 04/2025, por meio do Programa Manuel Querino, oferecerá aos jovens de 16 a 29 anos cadastrados no CadÚnico a oportunidade de se qualificar profissionalmente, com 270 vagas para os cursos de Agente Cultural, Editor de Vídeo e Fotógrafo. Em Lençóis, serão abertas turmas para Edição de Vídeo e Fotografia, com 30 vagas em cada área, contribuindo para o desenvolvimento profissional na região.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente entre os dias 10 e 19 de março nos locais indicados no edital. As aulas terão início no final de março e seguirão até o final de julho, ocorrendo de segunda a sexta-feira, no período noturno, das 18h30 às 21h30 ou das 19h às 22h.
Além de Lençóis, o projeto contemplará outros municípios da Chapada Diamantina. Em Seabra, serão oferecidos cursos de Agente Cultural, Editor de Vídeo e Fotógrafo. Iraquara contará com turmas para Agente Cultural e Editor de Vídeo, enquanto Palmeiras terá opções para Agente Cultural e Editor de Vídeo, com 30 vagas por curso em cada localidade.
Uma das principais vantagens do projeto é a bolsa de R$ 900, oferecida aos participantes durante o curso, como forma de incentivar a dedicação e garantir a continuidade dos estudos. A iniciativa tem como objetivo expandir o acesso à formação profissional e gerar novas oportunidades no setor cultural.
“Esta é uma excelente oportunidade para nossos jovens adquirirem mais qualificação e se prepararem para o mercado de trabalho, além de contribuir para a valorização do nosso setor cultural, fundamental para o desenvolvimento de projetos que transformam a vida da nossa população”, ressaltou a prefeita Vanessa Senna (PSD) em contato com a equipe do Jornal da Chapada.
Jornal da Chapada