Salvador é um dos grandes destaques do Smart City Expo Curitiba 2025, maior evento de cidades inteligentes das Américas, que está ocorrendo em Curitiba, no Paraná, nesta semana. A capital baiana conquistou o 3º lugar no Ranking Regional de Cidades Sustentáveis da plataforma Bright Cities, reconhecimento que reflete o esforço conjunto dos setores público e privado na promoção de políticas sustentáveis. A premiação ocorreu na tarde de quarta-feira (26), na Ligga Arena.
O secretário municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), Alberto Braga, que representou a Prefeitura de Salvador, recebeu a premiação e destacou os esforços que a gestão municipal vem realizando nos últimos anos. “A Prefeitura tem dedicado grandes esforços para o desenvolvimento urbano da nossa cidade, focando principalmente em aprimorar a prestação dos serviços públicos para oferecer uma melhor qualidade de vida ao cidadão, conciliando isso com o meio ambiente e a sustentabilidade, focando na economia, ou seja, geração de emprego e renda, como também na mobilidade, no social e em outros aspectos. É um trabalho transversal que envolve todas as secretarias”, explicou o gestor.
Alberto ressaltou ainda o poder de resposta e a capacidade de inovação que a capital baiana possui. “Salvador está cada vez mais preparada para eventos climáticos, por exemplo, com uma estrutura onde conseguimos monitorar eventos com muito mais precisão e oferecendo um poder de resposta mais eficiente. Temos também o Hub de inovação e tecnologia que fomenta a nova transformação digital e outras novidades como o Centro de Comando de Operações (CCO) que será inaugurado no Lobato, expandido a inovação e tecnologia também para o subúrbio”, disse.
Cidade Sustentável – De acordo com o Bright Cities, uma Cidade Sustentável é aquela que busca equilibrar seu crescimento econômico com as necessidades de seus cidadãos, adotando práticas que promovem o uso eficiente dos recursos, sejam eles financeiros, ambientais ou humanos, sem comprometer as gerações futuras.
O ranking busca não apenas reconhecer positivamente as cidades que são referência nacional, mas também fornece uma ferramenta que possibilita entender e avaliar o progresso das cidades do Brasil em direção a um futuro mais sustentável e inteligente.
Reconhecimento – Salvador também é reconhecida com a certificação ISO 37123 no nível Platina, a mais alta distinção da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para Cidades Resilientes. Além disso, a cidade também é certificada com nível ouro na categoria ISO 37120 de Cidades Inteligentes e nível bronze na ISO 37122 de Cidades Sustentáveis. As conquistas refletem o compromisso da capital baiana com a inovação, sustentabilidade e governança, alinhando-se a práticas globais de desenvolvimento urbano. As informações são de assessoria.