O Cartório da 87ª Zona Eleitoral de Ruy Barbosa realizará nesta sexta-feira (4) as audiências de verificação dos sistemas Transportador e JE-Connect, responsáveis pela transmissão dos Boletins de Urna (BUs) ao TSE. O procedimento, agendado para as 9h, integra os protocolos de organização do pleito suplementar, que ocorrerá no domingo, 6 de abril.
A auditoria dos sistemas será realizada para conferir as assinaturas digitais do sistema Transportador, instalado nos microcomputadores do Cartório Eleitoral, com as assinaturas digitais presentes no Kit JE-Connect. Esse kit, composto por pen drives, será utilizado para transmitir os resultados da eleição suplementar ao TSE no dia do pleito.
O teste de verificação será conduzido por meio do programa VAD (Verificador de Assinatura Digital), desenvolvido para garantir a integridade e autenticidade dos sistemas. Esse procedimento visa assegurar a segurança e confiabilidade na transmissão dos dados eleitorais durante o processo eleitoral.
Fiscalização
Foram oficialmente convocados para as audiências de verificação dos sistemas os representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, dos partidos políticos, das federações de partidos, das coligações e de entidades fiscalizadoras. A convocação foi realizada por meio de publicação no Diário de Justiça Eletrônico (DJe) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A juíza eleitoral da 87ª Zona Eleitoral, Gabriella de Moura Carneiro, também marcará presença no evento, que visa garantir a integridade dos sistemas eleitorais.
Se alguma entidade fiscalizadora desejar participar ativamente da verificação, será necessário utilizar um programa próprio compatível com os sistemas da Justiça Eleitoral ou recorrer ao programa de verificação fornecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As diretrizes para essa fiscalização seguem as resoluções TSE 23.673/2021 e TSE 23.687/2022, que estabelecem os procedimentos e as condições necessárias para garantir a autenticidade e a transparência na auditoria dos sistemas eleitorais.
Eleição suplementar
A eleição suplementar para a prefeitura de Ruy Barbosa contará com a disputa entre dois candidatos. De um lado, a vereadora aposentada Eridan Martins de Araújo Dourado, de 69 anos, que concorre ao cargo ao lado do empresário Nildo, de 55 anos, que foi candidato a vice-prefeito na eleição passada. Do outro, Dr. George, médico de 43 anos e candidato pela primeira vez a um cargo eletivo, tem como vice Benilda, do PT, de 60 anos, que atuou como suplente na última eleição para a Câmara de Vereadores.
O pleito suplementar foi convocado após uma decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em 21 de outubro de 2024, que indeferiu a candidatura de José Bonifácio Marques Dourado devido a irregularidades na prestação de contas do ex-prefeito referentes ao ano de 2016. Com a decisão, ficou estabelecido que uma nova eleição deveria ser realizada para definir a nova gestão municipal, enquanto Ney Dias, presidente da Câmara Municipal, assumiu temporariamente a administração do município, garantindo a continuidade dos serviços públicos até que o novo prefeito ou prefeita seja eleito. Jornal da Chapada com informações do portal TRE-BA.