A vereadora Eridan de Bonifácio (MDB) lidera a corrida pela prefeitura de Ruy Barbosa, superando o médico Dr. George (PSD) nas intenções de voto, de acordo com pesquisa do instituto Painel Brasil. O levantamento, encomendado pelo BNews e divulgado nesta segunda-feira (31), revela o cenário atual da disputa eleitoral no município.
De acordo com a pesquisa, na modalidade estimulada, Eridan de Bonifácio (MDB) lidera com 57,5% das intenções de voto, enquanto o médico Dr. George (PSD) tem 32%. O percentual de eleitores que declararam voto em branco, nulo ou que não escolheram nenhum candidato é de 2,75%, enquanto 7,25% ainda estão indecisos. Além disso, 0,50% optaram por não responder.
Ao considerar apenas os votos válidos, ou seja, desconsiderando brancos e nulos, a candidata Eridan de Bonifácio (MDB) amplia sua vantagem na disputa pela prefeitura de Ruy Barbosa. Nesse cenário, a candidata atinge 64,25% das intenções de voto, enquanto seu adversário, o médico Dr. George (PSD), registra 35,75%, consolidando a diferença entre os dois concorrentes.
A pesquisa também investigou a percepção dos eleitores sobre o possível vencedor da eleição. Para 61,75% dos entrevistados, Eridan de Bonifácio (MDB) deve sair vitoriosa, enquanto 26,25% acreditam que o médico Dr. George (PSD) ganhará a disputa. Além disso, 11,5% afirmaram não saber, e 0,5% optaram por não responder.
A pesquisa foi realizada com 400 eleitores de Ruy Barbosa entre os dias 26 e 28 de março de 2025, utilizando uma metodologia quantitativa por meio de entrevistas domiciliares. Com um nível de confiança de 95% e margem de erro de 4,86%, o levantamento tem seu registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-00107/2024.
Eleição suplementar
A eleição suplementar em Ruy Barbosa está marcada para 6 de abril, após a Justiça Eleitoral indeferir a candidatura de Bonifácio (MDB), que foi o mais votado no pleito regular, mas teve o registro negado por decisão unânime do TRE-BA em outubro, devido à rejeição de suas contas de 2016 pela Câmara Municipal.
Ney Dias, atual presidente da Câmara Municipal, está assumindo temporariamente a administração de Ruy Barbosa até que a eleição suplementar seja realizada e o novo prefeito ou prefeita seja definido, garantindo a continuidade da gestão municipal durante esse período de transição. Jornal da Chapada com informações do portal BNews.