A prefeitura de Marcionílio Souza, por meio da Secretaria de Saúde, iniciará na próxima segunda-feira (7) a Campanha de Vacinação contra a Influenza (Gripe). Os grupos prioritários poderão se vacinar em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs), levando documentos como cartão de vacina, cartão do SUS, CPF e RG.
A vacinação será destinada a diversos grupos, incluindo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, quilombolas, indígenas e trabalhadores da saúde. Além desses, profissionais das forças de segurança, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores dos transportes coletivos rodoviários, portuários e dos correios também terão direito à vacina, assim como pessoas privadas de liberdade e aquelas com doenças crônicas, como doenças respiratórias, cardíacas e diabetes, entre outras condições de saúde específicas.
A ação tem como objetivo proteger a população contra o vírus da gripe, com foco especial nos grupos prioritários, que estão mais vulneráveis a complicações graves. A medida busca garantir a imunização eficaz desses grupos, minimizando os riscos de infecções severas e hospitalizações, além de contribuir para a redução da propagação do vírus.
Vacinação
A vacinação contra a gripe é essencial para evitar complicações graves, como pneumonia e hospitalizações, especialmente em grupos vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas. Ao se vacinar, as pessoas reduzem significativamente o risco de desenvolver formas mais severas da doença, contribuindo para a proteção individual e coletiva, além de ajudar a evitar sobrecarga nos sistemas de saúde durante períodos de alta transmissão do vírus.
Jornal da Chapada