O prefeito de Itaetê, Zenildo Matos (PSB), participou de uma reunião na Casa de Cultura e Cidadania Rosa Preta (Ponto de Cultura) com a equipe do projeto “Oxe, Me Respeite nas Escolas”, iniciativa apoiada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA). No encontro, foram definidas ações de combate à violência contra as mulheres que serão realizadas no Colégio Estadual José Américo Araújo.
O projeto será desenvolvido em 30 escolas de 23 municípios da Chapada Diamantina, com a proposta de enfrentar as diversas formas de violência de gênero e fortalecer a luta pelos direitos das meninas e mulheres. A iniciativa visa atuar diretamente no ambiente escolar, envolvendo estudantes, professores e a comunidade educativa em ações de sensibilização e promoção da igualdade.
As atividades serão realizadas dentro das unidades escolares, com foco em práticas educativas que estimulem a conscientização, o respeito e a valorização das meninas e mulheres. Por meio de oficinas, rodas de conversa e ações formativas, o projeto busca transformar o espaço escolar em um ambiente mais seguro, inclusivo e acolhedor, promovendo a igualdade de direitos e oportunidades para todas.
“Essa iniciativa vai possibilitar discussões sérias e fundamentais para que possamos conscientizar nossas crianças e adolescentes, ainda no ambiente escolar, sobre a importância de combater a violência contra as mulheres e outras formas de violência de gênero”, ressaltou o prefeito Zenildo Matos em contato a equipe do Jornal da Chapada.
Jornal da Chapada