A campanha de vacinação contra a gripe (influenza) começou nesta segunda-feira (7) nas unidades de saúde de Utinga. Pessoas que pertencem aos grupos prioritários devem se dirigir à unidade mais próxima de sua residência, levando o cartão do SUS, a caderneta de vacinação e o CPF para receber a dose.
O público-alvo da campanha inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas e quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais da segurança e salvamento, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, funcionários dos Correios, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas.
A iniciativa tem como objetivo imunizar os grupos prioritários e reforçar a importância da prevenção, especialmente com a aproximação do período de maior circulação do vírus. A campanha também busca reduzir as internações causadas pela gripe, aliviar a sobrecarga nos serviços de saúde e diminuir a transmissão do vírus na comunidade.
Vacinação
A vacinação contra a gripe é essencial para proteger a população contra os vírus influenza, prevenindo complicações graves, internações e óbitos, especialmente entre os grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas. Além de proteger individualmente, a vacinação contribui para reduzir a transmissão do vírus, fortalecendo a saúde coletiva e diminuindo a pressão sobre os serviços de saúde.
Jornal da Chapada