A vitória de Eridan de Bonifácio (MDB), com 51,51% dos votos contra 48,49% de Dr. George (PSD), na eleição suplementar de Ruy Barbosa, realizada no último domingo (6), marcou o início de um novo ciclo político no município, carregado pela expectativa de renovação administrativa. O resultado das urnas reforçou o desejo da população por mudanças e novos rumos para a gestão local.
Em uma eleição atípica, pouco mais de 17 mil eleitores foram às urnas em Ruy Barbosa. Eridan recebeu 9.200 votos, ficando apenas 700 votos abaixo da marca alcançada por seu marido, Bonifácio, que havia conquistado 9.999 votos na eleição de 8 de outubro, antes de ter sua candidatura anulada por decisão do TSE.
Mesmo sem a bagagem política e a popularidade de seu marido, Eridan protagonizou um feito histórico ao derrotar Dr. George (PSD), candidato fortemente respaldado pelo senador Otto Alencar e por quase toda a Câmara Municipal, em uma eleição que expôs o cansaço da população com as velhas alianças e evidenciou a sede por renovação em Ruy Barbosa.
Assim que a vitória de Eridan foi confirmada, lideranças locais que apoiaram a candidatura de Bonifácio e, posteriormente, a de sua esposa comemoraram o resultado, ressaltando que, mesmo com o forte apoio de figuras influentes e com elevados investimentos financeiros, Dr. George não conseguiu se eleger prefeito de Ruy Barbosa.
“Com uma vitória dupla, venceram duas eleições em apenas seis meses, superando candidatos diferentes que contavam com o apoio de 10 dos 11 vereadores, além de deputados estadual e federal, senador, governador e presidente, em um feito histórico marcado por duas vitórias retumbantes”, escreveu um líder político regional.
“Estamos em êxtase!! Otto viu com quantos paus se faz um filho ingrato! Não adiantou o uso da máquina do estado e da União, dinheiro publico de vários municípios da região! Hoje tem muita coisa com o bolso cheio!”, salientou outro político do município.
Interferência externa na disputa
Segundo informações de um político que preferiu não ter seu nome revelado, a campanha de Dr. George contou com o apoio financeiro de diversos municípios da região, entre eles Itatim, Macajuba, Lajedinho, Lençóis, Itaberaba, Baixa Grande e Mundo Novo. A participação desses municípios, segundo a fonte, demonstra a articulação política construída em torno da candidatura, envolvendo lideranças e recursos externos que buscavam influenciar o resultado da eleição suplementar em Ruy Barbosa.
Jornal da Chapada