Como parte da programação voltada para discutir ações de enfrentamento à seca que atinge Morro do Chapéu, foi realizada uma reunião entre o Comitê Municipal e a Defesa Civil do Estado da Bahia. Durante o encontro, foram definidas estratégias para fortalecer as medidas emergenciais e minimizar os efeitos da estiagem no município.
Na reunião, foram discutidas medidas para mobilizar recursos a fim de garantir o abastecimento emergencial de água e a segurança alimentar das comunidades rurais de Morro do Chapéu, que enfrentam dificuldades por causa da seca. A necessidade de fortalecer e ampliar a Operação Carro-Pipa também foi tratada, como forma de atender a demanda crescente por água no município.
Em contato com a equipe do Jornal da Chapada, a prefeita Juliana Araújo (PDT) destacou o avanço das medidas de enfrentamento à estiagem em Morro do Chapéu. “Já demos início a uma série de ações para minimizar os efeitos da falta de água, entre elas o abastecimento hídrico nas comunidades rurais, que certamente contribuirá para amenizar a situação das famílias afetadas”, afirma.
Comitê
O Comitê Municipal de Enfrentamento à Seca é uma das medidas estabelecidas pelo Decreto 396/2025, assinado pela prefeita Juliana Araújo na última segunda-feira (7). O comitê será responsável por coordenar as ações emergenciais, com base no Plano Emergencial de Resposta aos Desastres, e contará com representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal, da sociedade civil e de diversas entidades.
Integram o comitê o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o Conselho Municipal de Agricultura, as secretarias municipais de Assistência Social, Obras e Agricultura, a Defesa Civil, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), representantes do comércio, do segmento evangélico, da sociedade civil organizada e da Procuradoria do Município.
Jornal da Chapada