O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Marcionílio Souza, em parceria com a Secretaria de Agricultura, desenvolveu o projeto ‘Mulheres que Semeiam’ na comunidade de Machado Portela. A iniciativa teve como objetivo fortalecer o empreendedorismo feminino, incentivando a atuação das mulheres no setor agrícola local.
As mulheres atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participaram de uma série de atividades voltadas para o aprimoramento das técnicas agrícolas. As atividades tiveram início com oficinas teóricas sobre olericultura, com foco no cultivo de hortaliças, onde as participantes puderam aprender os conceitos essenciais para o desenvolvimento da atividade.
Após a parte teórica, as mulheres tiveram a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos, através de aulas práticas de manejo e cultivo das plantas. Essa abordagem permitiu que as participantes vivenciassem diretamente as técnicas aprendidas, promovendo a integração entre teoria e prática no processo de capacitação.
Durante o desenvolvimento das oficinas e práticas agrícolas, foi utilizado um espaço cedido pela Secretaria de Educação, que disponibilizou o local adequado para proporcionar um ambiente propício ao aprendizado das participantes.
Além de estimular o empreendedorismo feminino no campo, a iniciativa busca impulsionar a produção agrícola local, promovendo o crescimento sustentável da atividade e, ao mesmo tempo, impulsionar a criação de novas oportunidades de emprego e a geração de renda, resultando em um impacto positivo para a economia da região.
Jornal da Chapada