• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cultura

#Chapada: Projeto Arqueologia Musical resgata memórias e práticas musicais em Igatu

Iniciativa mapeia partituras da extinta Lyra Wanderley, promove oficinas e prepara novos músicos locais até agosto de 2025, fortalecendo a tradição das filarmônicas na Chapada Diamantina.

Estagiário 2 por Estagiário 2
5 maio 2025 - 16h35
no Cidades, Cultura, Curiosidades, Menu Principal, Top
0
#Chapada: Projeto Arqueologia Musical resgata memórias e práticas musicais em Igatu

Professor e moradores em oficina de musicalização em Igatu | FOTO: Divulgação |

No interior da Bahia, onde a tradição das bandas filarmônicas ainda pulsa, o Projeto Arqueologia Musical de Igatu, vila turística em Andaraí, vem promovendo o resgate da memória musical da região e incentivando novas gerações. A iniciativa, em curso desde outubro de 2023 e com previsão de encerramento em agosto de 2025, tem como foco a preservação e revitalização da cultura musical local.

O projeto, realizado pela Galeria Arte & Memória, com patrocínio da Fundação José Silveira e apoio institucional da Promotoria Regional Especializada em Meio Ambiente do Alto Paraguaçu (MPBA), da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), inclui a catalogação, estudo e edição de partituras antigas, oficinas musicais, concertos e cursos voltados à manutenção de instrumentos.

Um dos principais eixos do projeto é a recuperação de mais de 600 partituras da extinta Philarmônica Lyra Wanderley de Igatu, encontradas em acervos particulares. A digitalização deste material tem possibilitado tanto a preservação quanto a divulgação de um repertório composto por mais de 150 obras, entre dobrados, polcas, valsas, marchas, missas e canções.

Professor e moradores em oficina de musicalização em Igatu | FOTO: Divulgação |

Coordenado pelos professores João Liberato (UFS) e Lucas Robatto (UFBA), com curadoria do artista Marcos Zacaríades, o projeto já permitiu a reconstrução de cerca de dez obras completas, algumas das quais foram executadas pela Filarmônica Lyra 28 de Abril de Andaraí.

Instrumentos musicais passam por manutenção em oficinas locais | FOTO: Divulgação |

Além do resgate histórico, as ações incluem atividades formativas, como oficinas de manutenção de instrumentos e aulas de musicalização, voltadas principalmente aos moradores de Igatu e arredores.

Segundo o professor João Liberato, os próximos meses contarão com visitas regulares de professores de música, oficinas colaborativas e o fortalecimento do Quarteto de Flautas de Igatu e do naipe de flautas da Filarmônica 28 de Abril.

O encerramento do projeto será marcado por um concerto do Quarteto de Flautas da Bahia, previsto para agosto deste ano, simbolizando o retorno da musicalidade de início do século XX à comunidade.

Para o artista Marcos Zacaríades, um dos destaques do projeto “é a formação de um corpo musical local, composto por moradores da região”. Ele também anunciou a “criação de uma exposição com o acervo restaurado, que será aberta ao público”.

A equipe do projeto conta ainda com os discentes Rafael Dias e Leandro Oliveira (UFBA) e Shéron Morales (UFS), com produção da Teia de Impacto.

Jornal da Chapada

Reunião da equipe técnica do projeto com moradores da comunidade | FOTO: Divulgação |

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Tags: Arqueologia Musicalbahiachapada diamantinaFilarmônicaIgatuPreservação cultural
Post Anterior

#Política: Governo confirma troca e anuncia Márcia Lopes como ministra das Mulheres

Próximo Post

#Política: Jerônimo pede desculpas por fala sobre “levar bolsonaristas para a vala” e diz que termo foi “movido por indignação”

Próximo Post
#Política: Jerônimo reage a críticas sobre segurança e diz que anunciará novas ações;“Estamos trabalhando bastante”

#Política: Jerônimo pede desculpas por fala sobre “levar bolsonaristas para a vala” e diz que termo foi “movido por indignação”

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.