O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), vice-líder da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), alertou que as contas públicas do Estado podem ficar comprometidas num futuro próximo em razão do volume de empréstimos tomados pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). Em 2 anos e 4 meses, o petista já fez 18 pedidos, que somam R$ 18,2 bilhões.
Em termos de comparação, o valor representa 25% do orçamento anual da Bahia, que gira em torno de R$ 70 bilhões.
“Está claro que Jerônimo não consegue governar com o orçamento que tem e por isso vem endividando a Bahia nesses dois anos. Um quarto do orçamento total da Bahia”, aponta Sanches.
“Não é porque o Estado tem capacidade de contrair dívida que deve tomar tantos empréstimos, até porque o pagamento das parcelas dessas operações de crédito sairá do próprio orçamento. A facilidade de hoje pode criar um caos financeiro amanhã”, emenda o parlamentar.
O vice-líder da Oposição chama atenção ainda para a falta de resultados da gestão atual, mesmo com tantos empréstimos.
“Outra coisa a ser analisada é que não se consegue visualizar nenhuma obra estruturante que beneficiar a vida dos baianos. O que é que tem sido feito com tantos recursos? É a pergunta que fica”, acentua Alan Sanches, que alerta ainda para a possibilidade de o Estado usar os empréstimos para pagamentos de despesas do dia a dia.
“Ainda há a possibilidade de o governo estar utilizando o recurso dos empréstimos para custeio da máquina do estado, porque muitas vezes o recurso contratado se mistura à conta geral do estado”, completa. As informações são de assessoria.