A Feira Literária de Iaçu 2025 (Fliaçu) foi oficialmente lançada na tarde da última quinta-feira (22), marcando o início das atividades culturais que vão movimentar o município. O projeto promete reunir escritores, artistas e a comunidade em uma grande celebração da literatura, da cultura e das artes.
Durante o evento, foram definidas as principais diretrizes que nortearão a execução do projeto, com foco na promoção dos princípios fundamentais das políticas públicas de educação, cultura e sustentabilidade. A iniciativa busca fortalecer a formação cidadã, valorizar a produção cultural local e incentivar práticas sustentáveis, alinhando as ações da Feira Literária com os objetivos de desenvolvimento social e ambiental do município.
Com o tema ‘Semeando o Futuro: A Literatura como Semente de Mudança’, a Fliaçu está estruturada para contemplar todas as etapas da Educação Básica, incluindo também a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Especial. As ações do projeto estão sempre alinhadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e ao Plano Nacional de Educação (PNE).
“Estou muito feliz em ver esse projeto ganhando forma e avançando a cada etapa. Tenho a certeza de que a Fliaçu vai agregar significativamente no incentivo à literatura e à cultura em nosso município, especialmente no ambiente escolar, promovendo a formação de leitores críticos e conscientes. Esse é um passo importante para fortalecer a educação e valorizar a identidade cultural da nossa comunidade”, ressalta o prefeito Nixon Duarte (PSD).
Jornal da Chapada