A tradicional Noite das Lanternas, uma das celebrações religiosas mais emblemáticas de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, reuniu fé, devoção e simbolismo na última quarta-feira (18), durante as festividades de Corpus Christi. O evento também teve forte presença política, incluindo a participação do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e de outras autoridades.
Durante o evento religioso, como ocorre todos os anos, as luzes da cidade foram apagadas, criando um ambiente de silêncio e contemplação que marcou o início da celebração. O gesto reforçou o clima de devoção e respeito que caracteriza a tradição.
A procissão seguiu iluminada apenas por lanternas carregadas pelos fiéis, que percorreram o trajeto da Igreja Matriz até a Igreja de Nossa Senhora Santana. O cortejo atravessou as ruas de pedra do Centro Histórico, proporcionando um cenário de fé, beleza e emoção.
Além do governador Jerônimo Rodrigues, a Noite das Lanternas contou com a presença do prefeito Célio Roberto (PSD), de mais de 10 deputados estaduais e federais, cerca de 15 prefeitos de diferentes regiões da Bahia, além de uma multidão de fiéis, moradores e turistas.
“Isso é inédito. Em ano de eleição até aparece um ou outro, mas nessa proporção é a primeira vez”, afirmou o prefeito Célio, que fez uma agradecimento público ao governador. “Precisamos ressaltar o carinho e atenção que o senhor tem dado às cidades do interior, estamos vendo o cuidado com nossa cultura e nossas tradições. Muito obrigado” ressaltou.
Jerônimo Rodrigues participou da Noite das Lanternas ao lado dos secretários estaduais Adolpho Loyola (Relações Institucionais) e Maurício Bacelar (Turismo). Durante o cortejo pelas ruas do Centro Histórico de Rio de Contas, iluminadas apenas pelas lanternas, ele acompanhou o tradicional percurso da celebração, que neste ano completou 300 anos de história.
Ao longo do trajeto, o governador interagiu com a população, ouviu reivindicações e conversou com os participantes da cerimônia. A presença do chefe do Executivo estadual reforçou a valorização das tradições religiosas e o compromisso com o fortalecimento das ações no interior da Bahia. As informações são de assessoria.